Prisão de Brazão abre precedente que preocupa Lira e bolsonaristas; entenda

Atualizado em 28 de março de 2024 às 14:48
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. Foto: reprodução

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniu com Ricardo Lewandowski para expressar a “preocupação da Casa como um todo”, principalmente de bolsonaristas, com o possível “precedente que pode ser aberto com a prisão” de Chiquinho Brazão, uma vez que parlamentares em exercício do mandato só poderiam ser detidos em casos de flagrante delito.

Segundo a jornalista Daniela Lima, Lira e o ministro da Justiça abordaram no encontro a portas fechadas as preocupações que circundam a prisão do deputado acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes em 2018. Nesta semana, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) suspendeu a análise da manutenção da prisão de Brazão.

Lira tem sido pressionado por parlamentares de direita e bolsonaristas para iniciar pautas que limitem ações contra deputados e senadores alvos de investigações da Polícia Federal.

A prisão de Brazão gerou críticas internas, especialmente da ala que questiona a caracterização de “flagrante” no caso. Antes disso, Lira já se mostrava preocupado com o uso de algemas durante condução do parlamentar entre Rio de Janeiro e Brasília, o que não aconteceu com Rivaldo Barbosa, que chefiou a Polícia Civil fluminense.

A relação institucional entre Lewandowski e Lira evitou detalhes sobre a investigação. Lira reconhece a gravidade do crime atribuído a Brazão e aproveitou a decisão da CCJ para discutir o cenário geral.

Constitucionalmente, deputados federais só podem ser presos em situações que caracterizam flagrante. Essa decisão entrou em vigor a partir de 1988 em consequência das detenções arbitrárias realizadas durante o período de ditadura militar.

No entanto, a Polícia Federal e o Supremo Tribunal Federal entendem que a manutenção de Chiquinho detido é necessária sob alegações de crime continuado e risco de fuga, incluindo suspeitas sobre a saída de familiares do país.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link