Procurador pede apuração sobre pagamento de despesas de Michelle Bolsonaro

Atualizado em 16 de maio de 2023 às 18:13
Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Foto: Reprodução

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Rocha Furtado, pediu à Corte para que apure “indícios de irregularidades” no pagamento de despesas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Uma reportagem do UOL, publicada no último sábado (13), revelou a existência de diálogos entre o tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, então ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), e assessores com a orientação para que as despesas de Michelle fossem pagas com dinheiro vivo.

Furtado defende que, caso seja confirmado o uso de recursos públicos federais para bancar as despesas pessoais da presidente do PL Mulher, o TCU forme uma força-tarefa com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) para investigar o caso.

Segundo o subprocurador, a investigação teria como objetivo identificar “o modus operandi e o rastreio dos recursos despendidos com pagamento em dinheiro em espécie durante a gestão de Jair Bolsonaro, especialmente relacionados a despesas da ex-primeira-dama”.

Subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Rocha Furtado. Foto: Reprodução

Em uma eventual investigação, os agentes envolvidos podem ser responsabilizados e obrigados a devolver os recursos públicos à União.

Na representação enviada ao TCU, Furtado argumentou que é “evidente que o pagamento de despesas com dinheiro vivo busca driblar o controle”.

Desta forma, o procurador disse que, quando há uso injustificado de pagamentos com dinheiro vivo, “em última análise, estar-se-ia encobrindo os rastros do dinheiro público, dificultando (ou até mesmo impedindo) o controle pela sociedade de como o recurso foi utilizado”.

“No Estado Democrático de Direito, a utilização indevida de meios para dificultar o controle viola a democracia e transparência do Estado, bem como põe em xeque a conduta funcional daqueles agentes públicos que praticam atos em subversões da legislação pátria com indícios de desvio de finalidade”, ressaltou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link