Professora oferece ponto extra para alunos que tirarem título de eleitor no DF

"Para o jovem, só tirar o título é uma bomba-relógio, se ele não tiver informações, se não estiver preparado"

Atualizado em 7 de abril de 2022 às 10:14
Professora oferece poto para alunos que tirarem o titulo de eleitor
Professora oferece ponto para alunos que tirarem o titulo

Aliando educação e consciência política, uma professora de ensino médio de Brasília (DF) tem oferecido pontos extras a sua matéria para alunos que tirarem o Título de Eleitor. A docente de Sociologia Angela Rosário da cidade de Taguatinga também começou a promover debates sobre políticas públicas e assuntos políticos. “Para o jovem, só tirar o título é uma bomba-relógio, se ele não tiver informações, se não estiver preparado”, afirmou.

Os alunos além de tirarem o documento eleitoral, têm demonstrado mais interesse por questões relacionadas a política em debates. “O título, por si só, não faz milagre, a informação, sim. Ela muda tudo (…) Assim que eu consigo trazer alguém, a gente faz. Não tem um dia específico. Mas a conscientização política está em todas as aulas””, conta a educadora.

“Todos os dias, chegam com o aplicativo de E-título aberto. Estão se sentindo orgulhosos, empoderados. É muito bom ver o jovem saindo da inércia”, comemora.

LEIA MAIS:

1- VÍDEO: Gloria Groove no Lollapalooza: “Vamos tirar esse título de eleitor, hein?”

2- Lula pede que jovens tirem o título de eleitor e parabeniza artistas: “Importante”

3- Milhares de jovens tiram o título de eleitor após campanha de famosos

Retirada do Titulo de Eleitor por jovens tem aumentado no país

numero de titulo de eleitor cresce entre jovens
Titulo de Eleitor
Foto: Reprodução

Segundo dados do Sistema Superior eleitoral o número de emissões de títulos eleitorais tem crescido nos últimos meses. O resultado tem mostrado que a conscientização na comunidade mais jovem, tem sido o fator do crescimento dos números, segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral

Segundo dados do órgão, o Brasil ganhou, no mês de Março, mais 445.553 novos eleitores entre 15 e 18 anos. Os índices, que foram apresentados na sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última terça-feira (5) pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin, mostram um crescimento expressivo na busca pelo primeiro título por parte dos jovens brasileiros.

“Quando comparados a Fevereiro, os números mostram um crescimento de 27,6%, quando 349.160 novos eleitores se habilitaram para participar do pleito deste ano. Em relação a Janeiro, os dados se mantiveram praticamente estáveis: foram 349.768 novos títulos concedidos no primeiro mês de 2022″, afirma Fachin.

Em março, entre os dias 14 e 18, o Tribunal realizou a Semana do Jovem Eleitor de 2022, que buscou conscientizar as pessoas que ainda não completaram a maioridade sobre a importância do primeiro voto. E o incentivo funcionou: somente em dois dias, por exemplo, em 24 e 25 de março, foram emitidos mais de 90 mil novos títulos para o eleitorado jovem”, completou.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link