Professor de Oxford explica ascensão da extrema-direita: “Normalização”

Atualizado em 11 de março de 2024 às 14:56
Apoiador do partido de extrema direita Chega em Portugal. Foto: Violeta Santos Moura/Reuters

Vicente Valentin, cientista político e professor de Oxford, afirma que o crescimento da extrema-direita, como ocorreu nas eleições de Portugal, acontece por meio da “normalização” de ideais do espectro político.

Ele avalia que parte dos eleitores já concordavam com opiniões e ideias radicais, mas não se expressavam por medo de “ostracismo social”.

O especialista aponta que a extrema-direita tem “líderes pouco qualificados” e tem obtido apoio ao redor do mundo com a adesão de políticos maiores e mais conhecidos às suas ideias. 

Leia o texto de Vicente Valentin na íntegra:

As eleições portuguesas de ontem realçam uma tendência comum: o apoio à extrema-direita cresce muitas vezes muito rapidamente.

Sabemos, porém, que as pessoas não mudam de ideia tão rapidamente. O que pode explicar esta velocidade de crescimento?

Eu trato dessa questão em meu livro, que será lançado este ano.

No livro, argumento que isto acontece porque o crescimento da extrema-direita deve ser entendido (pelo menos parcialmente) como um processo de normalização.

Muitas pessoas já tinham opiniões de extrema-direita, mas não as expressavam porque temiam o ostracismo social.

Como consequência, a extrema-direita tinha, na sua maioria, líderes pouco qualificados, que eram incapazes de mobilizar até mesmo os eleitores que concordavam privadamente com eles.

Mas, uma vez que políticos qualificados se juntem à extrema-direita (como Ventura em Portugal), são capazes de atrair o apoio destes eleitores.

Quando o fizerem, poderão crescer com uma rapidez impressionante, porque esse crescimento não exige uma mudança real nas preferências políticas das pessoas (o que é um processo de longo prazo).

Requer simplesmente que as pessoas comecem a agir de acordo com o que já pensavam em particular.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link