Pronto-socorro lota com nova alta de casos de covid

Atualizado em 6 de janeiro de 2022 às 6:16
Veja HCor
HCor. Foto: Divulgação

Hospital HCor, de SP, registrou na terça-feira (4) o maior volume de atendimentos no pronto-socorro de sua história. Alta de covid está por trás desse aumento, diz Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.

LEIA MAIS:

1 – Sósia do Neymar, homem é preso por suspeita de roubo de carga

2 – Globo vai ignorar Lula e mirar em Bolsonaro para derrotá-lo

3 – Tarcísio Mota defende que carnaval do Rio seja adiado

Pronto-socorro enche; casos de covid aumentam

Aos números: De 388 pacientes que buscaram ajuda, 252 tinham quadro de síndrome gripal. Hospital diz que os atendimentos não param de crescer, dia após dia.

Na quarta anterior (29), o número de pacientes foi de 153.

Em 22 de dezembro o vírus influenza H3N2 era responsável por cerca de 40% do atendimento, enquanto a Covid-19 se mantinha abaixo dos 10%.

Isso inverteu, segundo apurou o jornal: nos últimos dois dias o índice de infectados pelo coronavírus chegou a 43%.

HCor ainda registrou salto de 175% no número de pacientes internados com covid na última semana. Ele passou de oito para 22 doentes. Já as amostras com resultado positivo para influenza têm variado de 8% a 13% nas coletas dos últimos três dias.

Esse quadro alarmante se repete em outros hospitais privados da capital paulista. Assim como a predominância do coronavírus sobre o vírus influenza.

Aos números, novamente: casos confirmados de covid no Hospital Israelita Albert Einstein saltaram de 1.665, entre 19 e 25 de dezembro, para 2.697 até 1º de janeiro. Diagnósticos de gripe caíram de 2.781 para 1.450.

No Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o volume diário de pacientes com sintomas respiratórios no pronto atendimento quadruplicou, quando comparadas a primeira e a última semana de dezembro.

No grupo de sintomáticos respiratórios, pacientes com Covid-19 saltaram de uma média de 1,5% no início do mês para 33%. Diagnósticos de influenza foram de 10% para 30%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link