PSB mantém tática de trocar Alckmin por Márcio França na aliança com o PT. Por José Cássio

Atualizado em 4 de janeiro de 2022 às 7:52
Renato Casagrande e Carlos Siqueira
O PSB de Casagrande e Siqueira insiste na negociação: o partido cede Alckmin e o PT abre mão da candidatura de Haddad por Márcio França

No princípio era Carlos Siqueira. O presidente da sigla tentou de tudo para garantir que Márcio França fosse candidato a governador de SP com apoio do PT.

A moeda de troca era algo que ele não tinha para oferecer: a indicação de Geraldo Alckmin a vice na chapa de Lula.

Como a conversa não andou, o PSB mudou a tática e substituiu o personagem. Agora quem articula pela sigla não é mais Siqueira, e sim Renato Casagrande, governador do Espírito Santo e secretário-Geral do partido.

Cassagrande diz que pessoalmente é contra uma aliança com o PT.

Chuta o nome de Ciro sem convicção e sobre Alckmin coloca o ex-governador como boa opção ao senado, deixando claro que a preferência do partido em São Paulo é Márcio França na cabeça de chapa ao governo estadual.

“Alckmin é uma pessoa séria. Acredito que o partido ganha, independentemente de o Alckmin ser vice ou não de Lula. Pode ser candidato ao governo, ao Senado. Ele e Márcio França (ex-governador de São Paulo) têm uma relação muito próxima. Fortalece o projeto (do partido) em São Paulo”, disse o governador do Espírito Santo sobre uma eventual filiação do ex-governador paulista ao partido.

Listamos outros momentos importantes da entrevista que Renato Casagrande concedeu ao Globo.

Avaliação da conjuntura

O que mudou é a avaliação que a maior parte da executiva nacional faz da possibilidade de ter uma candidatura mais forte para enfrentar o projeto do Bolsonaro. Mas o PSB não descarta conversa com o PDT. O partido, de fato, estreitou as conversas com o PT, mas não fecha as portas para conversar com o PDT. A decisão do partido só será tomada em abril.

Esses obstáculos têm relação com a possível aliança com o PT. O PSB trabalha com algumas alternativas, duas mais possíveis: uma aliança com a candidatura de Lula e outra com Ciro Gomes (PDT). A conversa que o PSB teve com o PT inclui o debate em alguns estados. Mas tratamos a filiação de (Geraldo) Alckmin e a aliança com o PT de forma separada. Com relação à filiação (de Alckmin), considero que, da nossa parte, está resolvida.

Ele (Alckmin) não é identificado (com o PSB), mas é uma pessoa séria. Acredito que o partido ganha, independentemente de o Alckmin ser vice ou não de Lula. Pode ser candidato ao governo, ao Senado. Ele e Márcio França (ex-governador de São Paulo) têm uma relação muito próxima. Fortalece o projeto (do partido) em São Paulo. A filiação de Alckmin não está vinculada totalmente a uma aliança nossa com o PT. Ele pode se filiar e o partido, por exemplo, ter outra pessoa na aliança. Ou ele pode não se filiar ao PSB, e o partido fazer aliança com o PT.

A gente já teve uma conversa do presidente Carlos Siqueira com o governador Alckmin, e a decisão está na mão dele. O PSB, de repente, virá a ser vice (de Lula) caso ele decida vir, mas a bola agora está no pé dele, não está no pé do PSB. O PSB já tem uma avaliação interna positiva com relação à filiação dele. Cabe a ele essa decisão.

LEIA mais

1. Renato Casagrande rechaça aliança com PT e joga areia na negociação do PSB com Alckmin

2. Hoje negacionista, Janaina Paschoal defendeu a vacina antes da pandemia

3. Roberto Carlos quer que Anvisa libere navio que teve surto de covid para seu cruzeiro de muitas emoções

Primeiro, o tempo. Não temos certeza de que o cenário se manterá. Segundo, Bolsonaro. Se ele mantiver um pouco mais equilibrado em 2022, ele pode manter a polarização com o presidente Lula. Mas se ele errar, se fragilizar, se a economia de fato passar por um processo de deterioração muito forte, pode ser que alguém dispute com Bolsonaro a vaga no segundo turno. Se alguém da terceira via for para o segundo turno com o Lula, a eleição pode surpreender.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link