PSOL impõe condições para apoiar Lula

Psolistas vão discutir apoio ao ex-presidente

Atualizado em 11 de fevereiro de 2022 às 20:25
Boulos e Lula lado a lado: PSOL impõe condições para apoiar Lula
PSOL vai conversar para decidir se apoiarão Lula

O PSOL vai começar a discutir a possibilidade de apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial. O diretório nacional da agremiação afirmou que a chance de apoiar o petista é se ele adotar algumas medidas, como revogação de reformas.

De acordo com o comunicado da sigla, o debate sobre o assunto ocorrerá na próxima quarta-feira (16), em Brasília. Os líderes partidários vão dar uma coletiva de imprensa para falar mais sobre o assunto. No texto, os psolistas deixaram claro a importância de formar alianças com outras siglas de esquerda.

O partido quer que Lula revogue reformas trabalhista, previdenciária e teto de gastos. Também deseja o enfrentamento à crise climática com medidas para financiar a transição energética, defesa de um novo modelo de desenvolvimento da Amazônia, desmatamento zero, garantia de direitos aos povos indígenas, tradicionais e quilombolas.

Outra solução é a proposição de uma reforma tributária que diminua a taxação no consumo de bens essenciais e populares e foque na taxação de renda e propriedade, incluindo a criação de impostos dos super-ricos/bilionários.

Leia mais:

1 – Oswaldo Eustáquio é condenado por dizer que PSOL participou de facada em Bolsonaro

2 – Lula se reúne com Boulos e discute apoio do PSOL nas eleições

3 – Prêmio Elza Soares: Bancada Feminista do PSOL quer homenagear cantora

PSOL, PT, Lula e Boulos

O pré-candidato ao governo de São Paulo, Guilherme Boulos, fará parte da comissão criada pela agremiação para negociar com o PT e outros partidos de esquerda. Ele terá a missão de criar uma aliança em torno do nome de Lula. Juliano Medeiros e Talíria Petrone também fazem parte do grupo.

O PSOL ainda dialoga com a REDE para formar uma possível federação. Porém, há uma ala psolista que não é favorável. Glauber Braga demonstrou sua insatisfação publicamente.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link