PT aciona MP contra secretário do governo Tarcísio por fake news sobre Antonov

Atualizado em 28 de abril de 2023 às 12:15
O governador de SP Tarcísio de Freitas e Lucas Ferraz, secretário de Negócios Internacionais. Foto: Reprodução

O deputado estadual Paulo Fiorilo (PT), líder da Federação Brasil da Esperança, vai acionar o Ministério Público contra Lucas Ferraz, Secretário de Negócios Internacionais do governo do Estado, por espalhar fake news contra o presidente Lula. 

O secretário, que faz parte da gestão do governador de São Paulo, plantou uma notícia falsa na CNN Brasil de que a Antonov, estatal ucraniana especializada em aeronaves de grande porte, teria suspendido investimentos no Brasil por conta de declarações de Lula sobre a guerra na Ucrânia.

Ferraz ainda ter recebido representantes da Antonov para tratar de investimentos no país, o que foi desmentido pela empresa, que alegou que “não tem representante autorizado no Brasil e não concedeu a nenhuma pessoa, incluindo escritórios de advocacia, qualquer autoridade para representar os interesses da empresa”.

O DCM recebeu a seguinte nota:

O líder da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), deputado Paulo Fiorilo, vai ingressar com representação ao Ministério Público de São Paulo contra o Secretário de Negócios Internacionais do governo do Estado, Lucas Ferraz, por pautar notícia falsa, reproduzida na imprensa.

O pedido é para que o Ministério Público investigue se houve utilização do aparato de publicidade do governo do Estado, em específico da Secretaria de Negócios Internacionais, para produção e divulgação de notícia falsa, com caráter difamatório e motivação política, em absoluto desvio de finalidade da publicidade oficial e conivente com a prática de crimes.

“Causa perplexidade o modo de produção e divulgação de notícias sem a devida comprovação oficial. A publicação de fake news pode caracterizar o crime de difamação e por isso é fundamental que o Ministério Público apure o que de fato ocorreu e se houve motivação política”, explica o deputado Paulo Fiorilo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link