Ucraniana Antonov desmente fake news da CNN sobre suspensão de investimentos no Brasil

Atualizado em 26 de abril de 2023 às 18:17
Jornalista Willian Waack, da CNN, mentindo para o público. Reprodução Twitter

A Antonov, estatal ucraniana especializada em aeronaves de grande porte, emitiu nota oficial em suas redes sociais desmentindo uma matéria picareta da CNN sobre suspensão de negociações com o Brasil após declarações de Lula a respeito da guerra.

De acordo com a CNN, numa matéria plantada pelo governo de São Paulo — que estaria no meio das negociações –, citando um suposto advogado, “o investimento previsto seria de US$ 50 bilhões com geração de 10 mil empregos diretos e indiretos”. Inacreditável: o mesmo valor estimado dos acordos com a China, a maior economia do mundo.

Para ter uma ideia do disparate, o PIB da Ucrânia em 2021 foi de 200 bilhões de dólares. Em novembro, a Antonov anunciou uma vaquinha — sim, uma vaquinha — para reconstruir o An-225, atingido pelos russos. A meta era levantar 500 milhões de euros.

Absolutamente nada para em pé na “apuração”. As fontes, as informações, nada. É nível Jovem Pan de indigência jornalística.

“A ANTONOV não tem representante autorizado no Brasil e não concedeu a nenhuma pessoa, incluindo escritórios de advocacia, qualquer autoridade para representar os interesses da empresa”, diz o comunicado.

A mentira está sendo reproduzida por deputados bolsonaristas, evidentemente, como o delinquente Nikolas Ferreira, para atacar o governo.

A nota da Antonov:

Atualmente, os meios de comunicação de massa da República Federal do Brasil estão compartilhando a informação falsa de que a Companhia ANTONOV suspendeu supostas negociações sobre o suposto lançamento da produção de aeronaves no Brasil.

A ANTONOV declara oficialmente que realiza constantes consultas com parceiros estrangeiros de vários países, incluindo a República Federal do Brasil, como parte de suas atividades visando promover produtos e serviços nos mercados estrangeiros.

No entanto, a ANTONOV não tem representante autorizado no Brasil e não concedeu a nenhuma pessoa, incluindo escritórios de advocacia, qualquer autoridade para representar os interesses da empresa.

A ANTONOV enfatiza o seu interesse no desenvolvimento da cooperação com a República Federal do Brasil no campo das tecnologias da aviação e apreciará as iniciativas oficiais do Brasil sobre o estabelecimento de uma cooperação mutuamente benéfica.

Assim, a reportagem na imprensa brasileira não é o posicionamento oficial da ANTONOV.

A fim de evitar manipulações e o agravamento da parceria internacional, além de levar em conta a atual situação internacional causada pela invasão em grande escala da Federação Russa na Ucrânia, a ANTONOV pede gentilmente aos meios de comunicação que verifiquem cuidadosamente as informações relacionadas com as atividades da companhia que forem recebidas de outras fontes.