PT cobra “punição exemplar” de militares pelo 8 de janeiro

Atualizado em 30 de agosto de 2023 às 19:10
Bandeira do Partido dos Trabalhadores. Foto: Diego Padgurschi

Em resolução divulgada nesta quarta-feira (30), o Diretório Nacional do PT cobrou a “punição exemplar” de militares envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

No documento, o partido aponta como “urgente uma tomada de posição contundente em relação ao papel dos militares em nossa democracia, delimitando suas funções ao que está previsto na Constituição”.

Segundo o texto, o “comprovado envolvimento de oficiais graduados, ex-comandantes, bem como policiais militares e outros membros das Forças Armadas na sustentação da tentativa de golpe em 8 de Janeiro não permite leniência”.

Militares durante os atos golpistas de 8 de janeiro. Foto: Reprodução

“A punição exemplar dos golpistas, inclusive no âmbito militar e, quando comprovado, de oficiais de alta patente, é essencial para impedir que se volte a articular contra a democracia”, acrescentou o Diretório Nacional do PT.

O partido ainda defendeu a aprovação da proposta que proíbe que militares da ativa das Forças Armadas disputem eleições.

Mais cedo, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que o governo decidiu retirar da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) das Forças Armadas um trecho que proibia militares da ativa de assumirem cargos de ministros de Estado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link