PT denuncia deputados bolsonaristas ao Conselho de Ética por ataques a Lula

Atualizado em 22 de dezembro de 2023 às 14:16
PT representa Abilio Brunini (PL-MT), Gustavo Gayer (PL-GO) e Mauricio Marcon (Podemos-RS) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Foto: Agência Câmara

A presidente nacional do PT e deputada Gleisi Hoffmann (PR) e o líder da sigla na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PR), foram ao Conselho de Ética da Casa Legislativa contra parlamentares bolsonaristas por ataques ao presidente Lula. Segundo nota divulgada pelo partido, Abilio Brunini (PL-MT), Gustavo Gayer (PL-GO) e Mauricio Marcon (Podemos-RS) protagonizaram cenas “lamentáveis e inaceitáveis” durante sessão nesta quarta (20).

Os petistas pedem a abertura de processos disciplinares por quebra de decoro parlamentar contra os deputados por atacarem o presidente e gerarem confusão durante sessão destinada à promulgação da Reforma Tributária na Câmara. O comunicado divulgado pelo PT aponta que eles foram identificados pelas imagens da TV Câmara e que outros parlamentares devem ser alvo de representações similares nos próximos dias.

Segundo as representações enviadas ao Conselho de Ética da Câmara, os deputados atacaram o presidente Lula durante sua participação na sessão e fizeram “ofensas graves e deletérias” contra o petista. O documento ainda diz que eles agiram “como uma turba ensandecida e não como representantes populares”.

Sessão destinada à promulgação da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados registrou confusão entre parlamentares. Foto: Reprodução

“As agressões dirigidas ao Presidente da República e a seus ministros, da forma como ocorreu, representam o amesquinhamento de parte do Parlamento, cujo grupo, restrito mais ruidoso, parece não ter compreendido o significado da pluralidade democrática e da convivência com a diversidade política vigente em nossa sociedade”, dizem as representações.

Os documentos ainda alegam que eles proferiram “agressões verbais e morais” que não podem ser protegidas pela imunidade parlamentar e pedem que os três bolsonaristas percam o mandato.

Leia as representações na íntegra:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link