PT tenta atrair para a chapa com o ex-prefeito Fernando Haddad em São Paulo o candidato do PSOL ao Palácio dos Bandeirantes, Guilherme Boulos. Essa informação é de um reportagem de Bianca Gomes e Gustavo Schmitt no jornal O Globo. A aliança enfrenta resistência dentro do partido do líder do MTST, o que pode complicar uma ligação na corrida eleitoral de 2022.
LEIA MAIS:
1 – Contarato quer ser candidato ao governo do Espírito Santo pelo PT
2 – Interesse pelo Brasil despenca e investimentos minguam após golpe e Bolsonaro
3 – Dirceu diz que Alckmin vice de Lula pode frear reação golpista de Bolsonaro
Boulos e Haddad estarão juntos?
Proposta é que o líder sem-teto abra mão da disputa em nome do ex-prefeito para, em troca, receber o apoio dos petistas na eleição para prefeitura de São Paulo de 2024. Ele poderia se tornar vice?
Dirigentes do PT e PSOL admitem que uma disputa entre Haddad e Boulos diminui as chances da esquerda romper com a hegemonia do PSDB, que governa o estado desde 1994. Mas essa costura encontra dificuldades, já que o PSOL resiste em abrir mão da candidatura de Boulos.
Em reunião no final do ano passado, petistas sinalizaram com a possibilidade de acordo, mas não houve resposta. Nos bastidores, psolistas sugerem que o PT tenta aumentar a pressão para que Boulos saia de cena, mas dizem que não há uma garantia de apoio nas eleições municipais.
Uma outra possibilidade de viabilizar um acordo seria a formação de uma federação entre as duas siglas, o que não é descartado por lideranças das duas legendas.