Eleições 2018

PT vai cortejar Ciro Gomes, seu mais importante eleitor. Por Helena Chagas

 (Reprodução: Rede Globo)

Publicado originalmente no site Os Divergentes

POR HELENA CHAGAS

Ciro Gomes se reúne com seu grupo político nesta segunda, em Fortaleza, para discutir o apoio a Fernando Haddad no segundo turno. Políticos ligados ao candidato do PDT não têm dúvida de que esse será o caminho, mas não sabem ainda como, quando e em que circunstâncias esse apoio será acertado e anunciado.

Ciro sabe que pode ser hoje o mais importante eleitor de Haddad. Embora não seja o dono absoluto dos votos que recebeu no primeiro turno – como ninguém é -, tem consciência do estrago que produziria se anunciasse neutralidade na disputa entre Haddad e Jair Bolsonaro.

O petista chega ao segundo turno em clara desvantagem numérica, e uma vingança de Ciro pela rasteira que sofreu do PT quando tentou fazer aliança com o PSB, e terminou isolado, seria fatal. Seu apoio a Haddad pode não garantir a vitória, mas é fundamental para chegar a ela.

O PT também sabe disso e, nas últimas horas, vem conversando sobre a melhor estratégia para se reaproximar de Ciro depois das escaramuças da campanha. Caciques do partido lembram seu comportamento no último debate, em que fez duras críticas a Bolsonaro, como um indicativo de que haverá conversa agora. Mas sabem que a muitas arestas a aparar e temem que Ciro, lá com sua razão, vá se fazer um pouco de difícil, quem sabe exigindo que o petista aceite propostas de seu programa e outras concessões.

Por isso, embora a interlocução entre a turma de Ciro e o PT jamais tenha sido interditada, e representantes de um e de outro estejam se falando com certa frequência, esta será uma missão para o próprio Haddad e, quem sabe, para o ex-presidente Lula.

Os aliados de Ciro acreditam que ele não aceitaria um ministério num hipotético governo Haddad que viesse a ser eleito com seu apoio. Deve preferir influir em decisões e botar sua digital num programa importante do governo, quem sabe a implementação de sua proposta de tirar devedores do SPC. Ou até a indicação de outros nomes para a Esplanada, como o do irmão Cid, que poderia voltar ao Ministério da Educação, que ocupou no governo Dilma.

São especulações ainda muito remotas, até porque há uma dura, incerta e difícil campanha de segundo turno pela frente, na qual o apoio de Ciro Gomes a Fernando Haddad virou condição imprescindível.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Porto Alegre entra em alerta de ‘inundação severa’ e mortes chegam 78 no RS

Porto Alegre está em estado de alerta devido à iminência de "inundação severa", conforme comunicado…

2 horas ago

Pacheco propõe orçamento de guerra para recuperação do RS

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sugeriu neste domingo (5) em Porto Alegre a…

3 horas ago

Show de Madonna teve o 5º maior público da história; confira o ranking

Madonna superou os Rolling Stones como atração com o quinto maior público no mundo Até…

3 horas ago

Lula pede liberação de emendas para reconstruir o RS e quer sensibilidade de Haddad

Durante entrevista coletiva realizada neste domingo (5), o presidente Lula anunciou medidas de auxílio do…

5 horas ago

“Possuída”: tradutora conta como driblou os palavrões de Madonna na TV

Quem não pode ir até Copacabana para o show que reuniu 1,6 milhão de pessoas…

5 horas ago

Voluntários formam “cordão humano” para resgatar ilhados em Canoas (RS)

Na noite de sábado (4), voluntários formaram um "cordão humano" para resgatar pessoas ilhadas no…

5 horas ago