PTB quer Bolsonaro filiado e negocia com deputados por grande tempo de TV

Atualizado em 23 de setembro de 2021 às 22:40
Roberto Jefferson e Bolsonaro – Foto: Reprodução

Sem partido desde novembro de 2019, quando rompeu com o PSL, o presidente Jair Bolsonaro busca alternativas para para a eleição de 2022. Desde o ano passado, o PTB é um dos que estão na mira do presidente. O acordo, porém, deve sair do papel. Segundo apurou o DCM, a sigla fez um convite com grandes promessas ao mandatário.

A estratégia é ter o apoio de diversos deputados que migrariam junto com Bolsonaro ao partido. Três bolsonaristas já deram certeza e abraçarão o desejo do presidente: Carla Zambelli, Coronel Tadeu e Marcelo Brum, insatisfeitos com a nova fusão PSL/DEM.

Outro objetivo do PTB, que é comandado pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson, preso desde o dia 13 de agosto, é ter um grande tempo de TV durante a campanha eleitoral.

Leia também

1; Suposta responsável por queda do avião da Chapecoense é presa

2; Presidente edita decreto para criar Escola Superior de Defesa

3; Aprosoja teve valor milionário bloqueado por suspeita de financiar atos golpistas

Conservadorismo

Mirando a filiação do presidente, o PTB deu uma guinada ideológica e redefiniu sua política de alianças. A sigla reformou o seu programa e estatuto e abraçou o conservadorismo. O primeiro parte da nova cara do partido, em vigor desde novembro do ano passado, aponta “caminhos para um estado mínimo necessário”.

Também houve uma mudança de símbolos: partido adotou as cores da bandeira nacional em seu logotipo e passou a ter como emblemas o leão e a leoa, que representam a família cristã. Nas redes, tornou-se um ardoroso defensor de Bolsonaro, mimetizando os apoiadores mais radicais do presidente.

Condições

Ano passado, Bolsonaro impôs algumas condições para sua filiação. Ele pediu a indicação de dois nomes para compor a Executiva Nacional, além da nomeações em diretórios estaduais e municipais que considerar estratégicos. Outro desejo do presidente é que a legenda que vá recebê-lo acrescente ao estatuto uma cláusula proibindo alianças com partidos de esquerda.