Vladimir Putin restringe comércio internacional “para segurança da Rússia”

Atualizado em 8 de março de 2022 às 22:42
A decisão de Putin seria uma resposta às sanções impostas pelos Estados Unidos e países europeus. Foto: 7Wallpapers.

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou nesta terça-feira (8) um decreto que permite ao governo restringir o comércio com a Rússia. A medida entraria em vigor em até duas semanas e vale para importações e exportações de quaisquer “bens e matérias-primas específicos para garantir a segurança da federação russa”. As informações são da Interfax. Ainda não se sabe quais produtos sofrerão restrição.

A decisão de Vladimir Putin seria uma resposta às inúmeras sanções europeias e estadunidenses aplicadas sobre a Rússia em razão da invasão na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro. Ela ocorre, inclusive, logo após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciar a proibição da importação de petróleo, carvão e gás russos.

Leia mais:

1- Sanção: Biden proíbe empresas americanas de comprar petróleo da Rússia

2- Rússia reage a sanções e ameaça cortar fornecimento de gás para Europa

3- Rússia abre corredores humanitários em Kiev e outras quatro cidades da Ucrânia

Conheça a lista de países hostis divulgada por Vladimir Putin

Acredita-se que as novas medidas anunciadas demonstrem que a situação econômica do país está forçando Putin a tomar medidas mais extremas.

Na última segunda-feira (7), Vladimir Putin chegou a divulgar uma lista de “países hostis”, que inclui os paíes da União Europeia, os Estados Unidos e a Ucrânia, bem como Albânia, Andorra, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Islândia, Japão, Liechtenstein, Macedônia do Norte, Micronésia, Mônaco, Montenegro, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido, San Marino, Singapura, Suíça e Taiwan.

Putin envia mensagem às mulheres

Nesta terça-feira (8), Putin emitiu uma mensagem diretamente às mulheres russas em razão do Dia Internacional das Mulheres. Na ocasião, ele mencionou as “provações da Grande Guerra Patriótica” e lembrou a monarquia russa ao reproduzir uma fala da Imperatriz Catarina II:  “Defenderei minha pátria com minha língua, com uma caneta e com uma espada enquanto eu viver”.

Confira abaixo a íntegra da mensagem de Vladimir Putin às mulheres

“Queridas mulheres,

8 de março é um dos nossos dias favoritos. Ele é preenchido com os sentimentos mais comoventes.

Quero parabenizá-la pelo Dia Internacional da Mulher. Espero que seus entes queridos lhe dêem carinho e carinho sinceros, e que a gentileza e simpatia que você tão generosamente dá às suas famílias, filhos, netos, colegas e amigos sejam retribuídas muitas vezes.

Estamos vivendo um momento difícil com desafios e problemas ambientais globais, conflitos armados e a necessidade de proteger nosso povo e país, a pandemia e a luta pela vida e saúde de milhões de nosso povo.

Mas nada poderia impedir nossos homens, nem mesmo durante as provações da Grande Guerra Patriótica, de dizer palavras de amor para suas mulheres, e esse amor era seu pilar de apoio e inspiração.

Hoje estamos dizendo palavras de admiração e gratidão às nossas esposas, mães, avós, irmãs, filhas e namoradas por serem tão leais, confiáveis ​​e solidárias em tempos de provações.

Por seu lado, o Estado fará todo o necessário para apoiar as famílias, o que é uma prioridade incondicional para nós. Já foram estipulados subsídios mensais do governo para gestantes e famílias de baixa renda com filhos de até 7 anos. Além disso, os subsídios são pagos a pais solteiros com filhos de 8 a 16 anos.

Acho que hoje deveríamos adotar mais uma decisão: aprovar subsídios para crianças de 8 a 16 anos em todas as famílias de baixa renda, que devemos apoiar. Essa decisão entrará em vigor em 1º de abril e essas famílias receberão os primeiros pagamentos em maio.

Queridas mulheres, sua ternura, simpatia e generosidade fazem deste mundo um lugar melhor e mais gentil, e você combina ternura encantadora com incrível força interior.

Sabemos quantas mulheres trabalham em hospitais, ambulatórios e ambulâncias em todos os níveis, de enfermeiras e atendentes a médicos-chefes. Durante os últimos dois anos você trabalhou em condições extremamente difíceis, sob uma tensão enorme e às vezes insuportável, lutando desinteressadamente para salvar a vida e a saúde de cada paciente. Gostaria de expressar minha sincera gratidão a você.

Temos palavras especiais de respeito às nossas mulheres que estão cumprindo seu dever nas Forças Armadas da Rússia. Obrigado por sua lealdade à Pátria.

Gostaria de me dirigir às mães, esposas, irmãs e noivas de nossos homens e oficiais, que estão lutando para defender a Rússia durante a operação militar especial. Eu sei que você está preocupado com seus entes queridos. Você pode se orgulhar deles, assim como todo o país se orgulha e se preocupa com eles.

Eu gostaria de enfatizar que o pessoal de serviço recrutado não está e não estará participando dos combates. E não vamos chamar reservistas adicionalmente.

Apenas militares profissionais estão cumprindo as tarefas que lhes são atribuídas. Estou certo de que eles protegerão de forma confiável a segurança e a paz do povo da Rússia.

Hoje gostaria de recordar as palavras escritas por uma mulher que os seus compatriotas qualificaram de grande e que as pessoas chamavam de Mãe – Imperatriz Catarina II, cuja escultura está aqui, no Kremlin. Ela não era russa de nascimento, mas tinha orgulho de se tornar russa. Aqui está o que ela escreveu: “Defenderei minha pátria com minha língua, com uma caneta e com uma espada enquanto eu viver”. Hoje consideramos que as palavras “pátria”, “mãe” e “amado” têm a mesma magnitude para nós. E sempre será assim.

Saudações para você no Dia Internacional da Mulher”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link