Putin vai tirar “algo positivo” da visita de Bolsonaro, diz especialista russo

Atualizado em 14 de fevereiro de 2022 às 15:37
Ida de Bolsonaro a Moscou
Putin tentará aproveitar o afastamento entre Bolsonaro e os EUA 

Está previsto para quarta-feira (16) o encontro do presidente Jair Bolsonaro com o presidente russo, Vladimir Putin. A ida de Bolsonaro à Rússia é vista como uma oportunidade para Moscou aproveitar o “esfriamento” das relações entre o Brasil e os Estados Unidos. O presidente do Brasil pretende com essa viagem se mostrar forte em meio às dificuldades que ele deverá enfrentar nas eleições deste ano. As informações são da BBC.

Para os russos, Bolsonaro é quase que um desconhecido no país e visto como um político que tem dificuldades para se reeleger. Mas, Putin, que enfrenta a crise internacional na fronteira com a Ucrânia, deverá aproveitar politicamente o encontro com o brasileiro. A avaliação é de especialistas russos ouvidos pela BBC.

Bolsonaro deve chegar a Moscou amanhã (15). Na agenda oficial, estão previstos pelo menos dois encontros entre os presidentes. A visita ocorre em um momento de tensão na fronteira da Rússia com a Ucrânia.

Leia mais:

1- Em meio à forte pressão ocidental contra Rússia, Ucrânia reafirma aspiração de aderir à Otan

2- Ucrânia prepara civis para possível invasão da Rússia

3- Bolsonaro chega em Moscou no auge de crise militar entre Rússia e Ucrânia

Estados Unidos são contra ida de Bolsonaro a Rússia

O governo norte-americano reagiu a confirmação da viagem de Bolsonaro a Moscou. Nos bastidores, diplomatas dos EUA se mostraram contra a visita.

Questionado sobre a visita do presidente brasileiro à Rússia, o Departamento de Estado dos Estados Unidos enviou uma nota à BBC News Brasil há duas semanas, afirmando que o Brasil teria a “responsabilidade de defender os princípios democráticos e proteger a ordem baseada em regras, e reforçar esta mensagem para a Rússia em todas as oportunidades”.

Após a derrota de Donald Trump, em 2020, a nota foi o episódio mais recente de um gradual afastamento do presidente do Brasil em relação aos Estados Unidos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link