“Quando a inclusão não acontece, todos saem perdendo”, diz governo no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Atualizado em 2 de abril de 2023 às 13:58
Arte de divulgação da campanha pela inclusão de pessoas portadoras da condição de espectro autista. Reprodução

O Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, usou seu perfil no Twitter para alertar sobre a importância da conscientização das pessoas sobre o autismo e a promoção da inclusão social dos portadores dessa condição. Acompanhe:

Quantas pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) fazem parte da sua vida?

Hoje, 2 de abril, celebramos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data criada em 2007 pela ONU com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo e promover a inclusão social.

O papel das escolas na inclusão de pessoas neuroatípicas é determinante: quanto mais cedo é iniciada a convivência, mais inseridas na sociedade elas se sentirão.

É por isso que uma das primeiras medidas que o Presidente Lula tomou após sua posse foi revogar o decreto 10.501/2020, assinado pelo ex-presidente, que determinava a criação de classes e escolas especiais para estudantes com deficiência.

O decreto foi amplamente criticado por contrariar o direito de todos à educação e promover a segregação de pessoas com deficiência.

Todas as pessoas têm o direito à conviver e aprender umas com as outras, e quando a inclusão não acontece, todas saem perdendo.

Não vamos permitir que continuem a discriminar e excluir estudantes com base em deficiência. Continuamos na luta para garantir direitos das pessoas com TEA.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link