“Quem dá o c* não pode doar sangue”, diz empresário do RS

Atualizado em 27 de fevereiro de 2023 às 23:20
O empresário Gustavo Jobim durante fala homofóbica em sua empresa, em Santa Maria (RS). Reprodução Twitter

O empresário Gustavo Jobim, sócio majoritário da Construtora Jobim, de Santa Maria(RS), teve divulgada nas redes sociais uma fala homofóbica e discriminatória ao anunciar uma iniciativa de sua empresa em pról da doação de sangue.

Falando a seus funcionários, explicou que a empresa escolheria uma data única para que toda a equipe pudesse fazer a coleta do material, mas, em sua exposição, disse:

“Tatuado, aidético, puta, essas coisas, não pode doar sangue. Quem dá o [fazendo um gesto que remete ao orifício anal] não pode doar sangue”, disse Gustavo. “Não pode mesmo. O Cristiano Ronaldo não é tatuado porque doa sangue.”

Veja o vídeo:

A repercussão do vídeo gerou consequências. O deputado estadual Leonel Radde (PT) afirmou ter aberto um boletim de ocorrência contra o empresário, ressaltando o fato de que é pacífico nos tribunais de que os homossexuais podem ser doadores de sangue da mesma forma que os heterossexuais.

A deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL), por sua vez, expressou sua solidariedade ao povo de Santa Maria: “Minha total solidariedade ao povo de Santa Maria, que lamentavelmente precisa se deparar com tamanha fonte de desinformação e preconceito vinda de um empresário da cidade.”

Horas depois, Gustavo Jobim gravou um segundo vídeo, desculpando-se e dizendo que entrou em contato com o hemocentro local e explicou que fez a ressalva sobre impossibilidade dos homossexuais doarem sangue considerando uma instrução que havia recebido 10 anos atrás, quando ele próprio foi doador.

Abaixo, a retrataçao:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link