Quem é Alexandre de Moraes e como ele foi parar no STF

Atualizado em 20 de agosto de 2021 às 19:48
Ministro Alexandre de Moraes tem uma longa carreira – Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro entregou nesta sexta (20) ao Senado o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes. Mas a pergunta que fica é: quem é o ministro do STF e como ele foi parar lá?

Nascido em São Paulo em 13 de dezembro de 1968, Alexandre é jurista e magistrado. Antes de chegar ao Supremo Tribunal Federal, foi político.

Ele graduou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP) e é professor associado da instituição. Transformou-se em doutor em Direito do Estado pela mesma Universidade. Sua tese foi sobre jurisdição constitucional. Também deu aula na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Seu currículo é respeitado por juristas de todo país. Ele foi membro do MP-SP, ingressando como promotor de justiça em 1991. Saiu do Ministério Público em 2002 e assumiu a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. Seguiu no governo de Geraldo Alckmin até 2005.

Entre 2007 e 2010, foi Secretário Municipal de Transportes de São Paulo da gestão de Gilberto Kassab. Acumulou funções na Prefeitura de SP entre 2009 e 2010 ao ser também Secretário Municipal de Serviços.

Em 2010, teve seu escritório dedicado ao direito público. Voltou a política. Em 2014, foi nomeado por Alckmin como Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Em 2016, tornou-se Ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Michel Temer. Em 2017, recebeu a nomeação para ser ministro do STF. Ele ocupou a vaga do ministro Teori Zavascki, que faleceu em um acidente aéreo.

Leia mais:

1 – Uma questão de coerência (e decência). Por Eric Nepomuceno

2 – Mário Frias é detonado na web por defender golpista Sérgio Reis

3 – Ministro do STF explode nas redes após pedido de impeachment de Bolsonaro

Alexandre de Moraes no STF

O ministro tem trabalhado firmemente contra o bolsonarismo. Ele incluiu Bolsonaro no inquérito das fake news. O juiz também deixou claro que não iria se intimidar com nenhum tipo de ameaça.

Ele foi responsável por autorizar a prisão de Roberto Jefferson. Também determinou a prisão de Daniel Silveira. O ministro tem sido implacável com quem tem ameaçado a democracia. Por isso Bolsonaro apresentou o pedido de impeachment dele.