Quem é Antonio Denarium, governador bolsonarista que teve o mandato cassado em Roraima

Atualizado em 14 de agosto de 2023 às 16:23
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador Antonio Denarium (PP). Foto: Reprodução

O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) nesta segunda (14) por distribuir cestas básicas nas eleições de 2022. Bolsonarista, ele ainda foi multado em R$ 106 mil pelo episódio.

Apoiador público do ex-presidente, Denarium foi eleito pela primeira vez a um cargo público na onda da extrema-direita em 2018. Ele foi aliado de Bolsonaro durante os quatro anos de governo e manteve o apoio nas eleições do ano passado.

Roraima foi o estado em que Bolsonaro teve um dos melhores desempenhos em 2022: 76,08% dos votos no segundo turno. Na mesma disputa, o governador foi reeleito com 56,47% do total de votos, cerca de 163 mil.

Antes de tomar posse como governador em 2018, ele foi nomeado interventor federal pelo ex-presidente Michel Temer (MDB).

Denarium era empresário do ramo de agronegócio quando não havia iniciado a carreira na política. Em seu primeiro pronunciamento após o resultado das eleições de 2018, ele prometeu que priorizaria a produção agrícola e pecuária do estado.

Nascido em Anápolis (GO), ele chegou a Roraima em 1994 para dirigir o extinto Banco Bamerindus. O bolsonarista se tornou empreendedor no setor financeiro com a Denarium Fomento Mercantil, empresa da qual saiu seu nome político.

Posteriormente, passou a investir suas economias na aquisição de terras e gado. Antes de ser eleito, também foi diretor da Cooperativa dos Produtores de Carne de Roraima.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link