O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) nesta segunda (14) por distribuir cestas básicas nas eleições de 2022. Bolsonarista, ele ainda foi multado em R$ 106 mil pelo episódio.
Apoiador público do ex-presidente, Denarium foi eleito pela primeira vez a um cargo público na onda da extrema-direita em 2018. Ele foi aliado de Bolsonaro durante os quatro anos de governo e manteve o apoio nas eleições do ano passado.
Roraima foi o estado em que Bolsonaro teve um dos melhores desempenhos em 2022: 76,08% dos votos no segundo turno. Na mesma disputa, o governador foi reeleito com 56,47% do total de votos, cerca de 163 mil.
Antes de tomar posse como governador em 2018, ele foi nomeado interventor federal pelo ex-presidente Michel Temer (MDB).
Denarium era empresário do ramo de agronegócio quando não havia iniciado a carreira na política. Em seu primeiro pronunciamento após o resultado das eleições de 2018, ele prometeu que priorizaria a produção agrícola e pecuária do estado.
Nascido em Anápolis (GO), ele chegou a Roraima em 1994 para dirigir o extinto Banco Bamerindus. O bolsonarista se tornou empreendedor no setor financeiro com a Denarium Fomento Mercantil, empresa da qual saiu seu nome político.
Posteriormente, passou a investir suas economias na aquisição de terras e gado. Antes de ser eleito, também foi diretor da Cooperativa dos Produtores de Carne de Roraima.