Quem é Guilherme Arantes e por que seu desabafo sobre as redes sociais e a TV viralizou

Atualizado em 22 de outubro de 2023 às 23:11
Guilherme Arantes

Guilherme Arantes viralizou neste fim de semana após um desabafo em seu Facebook em que expressou seu descontentamento com o mundo da televisão e os efeitos da fama.

Segundo ele, a TV muitas vezes distorce a realidade e apresenta uma versão superficial e consumista da arte. Ele também mencionou que a busca incessante pela fama pode ser prejudicial para os artistas, levando-os a comprometer sua integridade e verdade em nome do sucesso comercial.

O cantor enfatizou a importância de se manter fiel à sua própria voz e visão artística, em vez de seguir tendências ou se conformar com as expectativas da indústria. Para Arantes, a verdadeira arte vem de um lugar de sinceridade e paixão, e não deve ser comprometida pela busca da fama ou reconhecimento.

“Muito da TV, hoje, se constrói em função do que vem e do que causa nas redes sociais. E isso é Orwelliano, diabólico. Não quero constranger o público, também, já que hoje em dia as pessoas são todas muito bonitas nas redes sociais, nas mídias”, escreveu. “Esta é a época de Ouro da humanidade, em que os seres humanos são todos simplesmente maravilhosos e todos muito virtuosos, com seus milhões de seguidores”.

Guilherme Arantes é um cantor, compositor e pianista brasileiro nascido em 28 de julho de 1953, em São Paulo. Ele é um dos artistas mais influentes da música brasileira, com uma carreira que se estende por várias décadas desde a década de 1970.

Seu início de carreira foi marcado pela banda “Moto Perpétuo”, que teve breve duração. No entanto, Arantes logo empreendeu uma carreira solo, e ao longo dos anos, consagrou-se com uma série de sucessos que se tornaram clássicos, como “Meu Mundo e Nada Mais”, “Planeta Água”, “Cheia de Charme”, “Amanhã”, entre outras.

Arantes tem uma habilidade notável de transitar entre diferentes estilos musicais, desde o rock progressivo de seus primeiros anos até o pop romântico e a MPB. Sua capacidade de criar melodias cativantes e letras poéticas o distinguiu como um dos compositores mais prolíficos e amados do Brasil.

Ao longo dos anos, ele também manteve uma postura discreta em relação à sua vida pessoal e às polêmicas da indústria musical, preferindo focar em sua produção artística e em suas paixões, como a natureza e a espiritualidade.