Quem é Mirelis Zerpa, esposa do ‘faraó dos bitcoins’, presa nos EUA nesta semana

Atualizado em 26 de janeiro de 2024 às 9:37
Mirelis Diaz Zerpa. (Foto: Reprodução)

Após mais de dois anos foragida, a esposa do “Faraó dos Bitcoins”, Mirelis Diaz Zerpa, foi capturada em Chicago, nos Estados Unidos, em uma operação conjunta da Polícia Federal, U.S Immigrations and Customs Enforcement (ICE) e Serviço Secreto norte-americano.

Mirelis enfrenta acusações de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro e integração em organização criminosa. Ela e seu marido são apontados como líderes de um esquema que movimentou cerca de R$ 38 bilhões, prejudicando investidores em criptomoedas, conforme a Polícia Federal brasileira.

Mesmo procurada, a suspeita mantinha uma presença ativa nas redes sociais, compartilhando montagens de inteligência artificial, fotos motivacionais e realizando transmissões ao vivo.

Dois dias antes de ser detida, Mirelis compartilhou uma selfie na Times Square, Nova York, evidenciando sua vida, aparentemente normal, nos EUA: “A vida nos dá lições, e a gratidão nos ensina a aprecia-las”, diz a legenda do post.

Movimentações suspeitas

Além das acusações, a investigação revelou que Mirelis sacou mais de R$ 1,2 bilhão em bitcoins desde 2021, utilizando parte do dinheiro em compras de luxo, como um avião e um Rolls Royce, além de impulsionar sua carreira como DJ.

Mirelis estava com um mandado de prisão em aberto pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, enquanto o “Faraó dos Bitcoins” permanece preso desde a Operação Kryptos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link