Quem é o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, um dos alvos de plano do PCC

Atualizado em 22 de março de 2023 às 15:51
O promotor de Justiça Lincoln Gakiya – Foto: Roberto Navarro/Agência O Globo

Integrante do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), em Presidente Prudente (SP), o promotor de Justiça Lincoln Gakiya era um dos alvos de um plano de sequestro e morte do PCC, maior facção criminosa do país.

Na manhã desta quarta-feira (22), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação que investiga o PCC por planejar ataques contra servidores públicos e autoridades, entre eles Gakiya e o senador Sergio Moro (União Brasil). A ação foi batizada de Sequaz.

Em 2019, quando Sergio Moro era ministro de Segurança Pública da gestão Bolsonaro, governos federal e de São Paulo transferiram Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, e mais 21 integrantes do PCC para presídios federais. Gakiya foi o autor do pedido de transferência e, desde então, é alvo de ameaças de morte.

Na época, a operação foi realizada depois que o Ministério Público (MP) descobriu um plano da organização criminosa para resgatar os principais líderes da facção que estão presos na penitenciária 2 de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo.

Lincoln Gakiya, promotor de Justiça – Foto: Alesp

Desde as transferências, o promotor teria tido uma sentença de morte determinada pelo chamado tribunal do crime da facção e passado a receber ameaças. Atualmente, Gakiya vive sob escolta e vigilância.

O promotor de Justiça também é conhecido em países como Espanha e Portugal. Ele já deu entrevistas alertando para o problema do tráfico de drogas do Brasil para a Europa, e o risco de aumento de criminalidade nele embutida.

Gakiya entrou para o Ministério Público em 20 de dezembro de 1991. Ele foi convidado para assumir o Gaeco em 2008, onde se tornou peça chave do sistema penitenciário.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.