Quem são os 4 PMs presos por colaborar com ataques bolsonaristas em Brasília

Atualizado em 7 de fevereiro de 2023 às 14:17
Tropa de Choque atua contra terroristas que invadiram o Congresso Nacional
Foto: Reprodução/BBC

Na manhã desta terça-feira (7), a Polícia Federal (PF), durante a 5ª fase da Operação Lesa Pátria, prendeu mais quatro policiais militares suspeitos de se omitirem e serem coniventes com os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que protagonizaram as invasões terroristas às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

A operação tem como alvo apoiadores e autoridades de Bolsonaro acusados de financiar, promover e participar dos atos antidemocráticos. Os mandados foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Os militares criminosos que foram presos são: o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF); o capitão Josiel Pereira César, ajudante de ordens do comando-geral da Polícia Militar; o major Flávio Silvestre de Alencar, que está envolvido na “liberação” do acesso dos vândalos ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF); o tenente Rafael Pereira Martins.

Por ora, a operação apresentou três mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária, além de outros seis mandados de busca e apreensão. A Corregedoria da PMDF está acompanhando a ação.

Jorge Eduardo Naime Barreto

Barreto foi exonerado pelo ex-interventor federal, o secretário-executivo Ricardo Cappelli, no dia 10 de janeiro, dois dias após os ataques. A defesa de Naime, durante uma entrevista em janeiro, confirmou que Naime estava de folga em um hotel fazenda no domingo em que ocorreram os atos. O ex-líder da PMDF foi convocado às pressas para conter os invasores, mas, como visto, não teve resultados contra os invasores.

A defesa de Naime, durante uma entrevista em janeiro, confirmou que Naime estava de folga em um hotel fazenda no domingo em que ocorreram os atos. Barreto era responsável por planejar operações especiais de segurança, como intervenções em eventos e manifestações na capital federal, por exemplo. O agente era comandante de Operações da Polícia Militar (PM) no dia dos atos terroristas.

O ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto
Foto: Reprodução

Josiel Pereira César

O segundo preso, o capitão Pereira César atuava como ajudante de ordens do comando-geral da Polícia Militar, o tenente-coronel Klepter Rosa Gonçalves. Mas, antes da prisão, o capitão já havia deixado a função embora não tenha sido divulgada Diário Oficial do Distrito Federal.

Flávio Silvestre de Alencar

Por sua vez, o policial Alencar é um dos militares que foi flagrado por uma câmera de segurança dentro de um carro da PMDF, que estava escoltando outras viaturas para longe da grade de contenção que foi montada para impedir os bolsonaristas de avançar até o prédio do STF. Por outro lado, dando a entender que estava liberando acesso para que os invasores entrassem na sede do Supremo.

Ainda não se tem informações sobre a prisão do quarto membro, o tenente Rafael Pereira Martins. A operação segue em curso.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link