“Quer me alijar da política”, diz Bolsonaro sobre Moraes após nova condenação no TSE

Atualizado em 3 de novembro de 2023 às 14:38
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes. Foto: reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro atacou o ministro Alexandre de Moraes após sofrer sua segunda condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele foi penalizado nesta terça (31) por uso eleitoral do Bicentenário da Independência no 7 de Setembro de 2022 e diz que o magistrado tem uma “estratégia”.

“É o que eu costumo dizer: você briga em casa com sua esposa e vai recorrer para a sogra? A gente está vendo qual a estratégia nossa, se bem que não tem estratégia. Estratégia é o que o Alexandre de Moraes quer. E a gente sabe o que ele quer. É me alijar da política”, afirmou à Folha de S.Paulo.

Na decisão desta semana do TSE, Bolsonaro foi condenado a oito anos de inelegibilidade e ao pagamento de R$ 425 mil de multa. “No momento, ele está tendo vitória, mas tudo nessa vida é dinâmico”, prosseguiu o ex-presidente.

Moraes é presidente do TSE e também ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Na Corte, ele atua como relator de inquéritos que miram Bolsonaro e seus aliados, como as investigações sobre os responsáveis pelo ataque terrorista de 8 de janeiro.

Bolsonaro é alvo de uma série de inquéritos e processos em várias instâncias do Judiciário, além de ser responder a outros nove processos na Justiça Eleitoral. Atualmente, ele tem 68 anos e só poderá se candidatar novamente em 2030, aos 75 anos.

Ele diz que ainda “está vendo” se vai recorrer ou não da decisão recente do TSE. O ex-presidente está em Santos, no litoral paulista, e participa da entrega de viaturas no 6º Grupamento de Bombeiros, que teriam sido compradas durante seu governo, segundo a deputada federal Rosana Valle (PL).

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link