Categories: Comportamento

Quero pagar mais imposto!

Liliane Bettencourt

Os bilionários ficaram malucos?  Ou está se propagando entre ele uma crise de consciência global? Ou ainda: eles começam a ver que toda a sua fortuna de nava valerá num planeta arruinado?

Tais questões me ocorreram depois de saber que 16 multimilionários franceses publicaram uma carta num jornal na qual pedem que o governo cobre mais impostos deles. Diz um trecho da carta: “Num momento em que o déficit das contas públicas e o agravamento das dívidas do Estado ameaçam o futuro da França e da Europa, num momento em que o governo pede a todos solidariedade, nos parece necessário contribuir.”

Vejo entre os signatários figuras do porte de Liliane Bettencourt, a ocotogenária e controvertida dona da L’Oreal.  É bom saber que ela está disposta a sacrificar parte de sua fabulosa riqueza pela sociedade em vez de passar dinheiro a um fotógrafo espertalhão que se insinuou em seu coração, para desespero de sua filha – que foi à justiça para interditar a mãe, num caso que chocou e comoveu os franceses.

Mas enfim.

É o segundo gesto do gênero em pouco tempo entre os bilionários.  Pouco antes, num artigo publicado no New York Times, o investidor americano William Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, pedira também mais imposto para ele e seus colegas. “Parem de mimar os superricos” era o título do artigo de Buffett. Ele ponderou que, proporcionalmente, paga menos impostos – 17,4%, na última vez — que a maior parte dos assalariados.

“É bom ter amigos em postos importantes”, ironizou ele. A referência era aos congressistas de Washington, que aliviaram consideravelmente a taxa tributária dos milionários americanos nos últimos anos. Buffett lembra um argumento sempre usado para esse tipo de coisa: se o capital for taxado em demasia, foge. Buffett diz que jamais pensou em fugir com os impostos do passado, bem maiores – e mais adequados, segundo ele – que os atuais.

Movimentos dessa natureza devem ser saudados. Não faz sentido um mundo em que a fome da Somália conviva com quantidades obscenas de dinheiro nas mãos de um pequeno grupo que deve boa parte do patrimônio aos “bons amigos’, para usar a expressão buffettiana.

Penso no Brasil.

E só me ocorre, na direção oposta, num triunfo da vaidade caipira e do egoísmo deslumbrado, Eike Batista proclamando pateticamente que seu sonho é ser o homem mais rico do mundo.

Paulo Nogueira

O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Paulo Nogueira

Recent Posts

Sete deputados estaduais destinaram emendas para Defesa Civil do Estado em 2024

De acordo com informações disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), apenas sete dos…

30 minutos ago

MPF pede cassação de Castro, seu vice e presidente da Alerj por desvios

A Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal (MPF) pediu a cassação do governador do Rio…

43 minutos ago

Relatório da PF questiona delações da Lava Jato e acusa Hardt, Moro e Deltan de peculato

Um relatório assinado por delegado da Polícia Federal e utilizado por Luis Felipe Salomão, corregedor-nacional…

1 hora ago

Caminhão em nome da empresa de Seif já foi apreendido com 320kg de maconha

A empresa JS Pescados, do senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC), já esteve envolvida em uma…

2 horas ago

O muro da Mauá sabe o que destruiu Porto Alegre. Por Moisés Mendes

Sacos de areia foram amontoados na semana passada na base das 14 comportas do muro…

2 horas ago

Alexandre Nardoni deixa prisão após 16 anos da morte de Isabella

A Justiça de São Paulo concedeu a progressão para o regime aberto a Alexandre Nardoni,…

2 horas ago