Responsáveis por racismo contra Maju Coutinho tem condenações mantidas

Atualizado em 18 de janeiro de 2022 às 21:24
Foto de Maju coutinho usando vestido verde, na bancada do Jornal Hoje. Ela está fazendo símbolo do filme Pantera Negra
Condeação de homens que atacaram jornalista está mantida. Foto: Reprodução / TV Globo

A Justiça de São Paulo decidiu nesta terça-feira (18) por manter a condenação de dois homens por atos de racismo contra a jornalista Maju Coutinho, da Rede Globo. Eles praticaram racismo e injúria racial e foram condenados por falsidade ideológica e corrupção de menores.

Os homens utilizaram perfis falsos nas redes sociais, acessaram a página da empresa a atacaram Maju Coutinho se referindo à da pele da apresentadora. Augusto Siqueira, que foi desembargador do recurso, disse que as ofensas atingiram um “número indeterminado de pessoas, não apenas a ofendida, de modo que configuram bem o crime de racismo”.

“Estavam plenamente cientes de que as publicações tinham conteúdo reprovável – aliás. Criminosos – com repercussão negativa, suficiente para a retirada da página do Jornal Nacional”, completou o desembargador.

Leia mais:

1 – Bolsonaro começa a articular comitê de campanha para eleições

2 – Equipe de Guedes manda recado a Bolsonaro por farra fiscal: “tiro no pé”

3 – Medicamento da Pfizer funciona contra a ômicron, diz laboratório

Relembre o caso contra Maju Coutinho

Erico Monteiro e Rogerio Sales já haviam sido julgados e condenados a 6 e 5 anos, respectivamente, por ataques racistas à jornalista Maju Coutinho. O caso aconteceu em março de 2020.

Na sentença do juiz, ele declarou que “Na liderança da comunidade cibernética denominada ‘Warning’, e sob pena de exclusão, ordenaram que seus membros efetuassem postagens de cunho preconceituoso e discriminatório contra a raça negra e a cor preta, o que efetivamente aconteceu, e de modo maciço e impactante. (…) Ao atacar figura pública emblemática, os réus visavam – e de alguma forma obtiveram – ampla repercussão de suas mensagens segregacionistas”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.