Destaques

Rádio Globo FM de São Paulo é ilegal, diz o Ministério Público Federal. Por Raymundo Gomes

A rádio Globo FM em São Paulo

POR RAYMUNDO GOMES

Se a lei fosse cumprida à risca, a Rádio Globo de São Paulo não poderia estar no ar.

Para o Ministério Público Federal, o Grupo Globo violou a lei que regula as concessões de rádio e TV ao transformar a Rádio Difusora FM de São Paulo em Nova Rádio Globo, mesmo sem ter autorização para operar rádio FM.

Sem muito alarde, em maio do ano passado, a Globo arrendou da Difusora a frequência FM 94,1 MhZ. Esse tipo de transação precisa de autorização do governo federal.

Desde junho passado, corre na 7a. Vara Cível Federal de São Paulo uma ação popular contra a União, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as rádios Globo e Difusora e seus donos.

Entre os réus estão, além de João Roberto Marinho, José Masci de Abreu, veterano empresário e político com passagem pelo MDB, PSDB e PTN, pai da deputada Renata Abreu, do Podemos, sua mulher Maria Cristina Hellmeister de Abreu e sua filha Christiane Hellmeister de Abreu Lucas.

Abreu é dono da Difusora.

Há um pedido para que se cumpra um decreto de 1963, que trata das infrações ao Regulamento de Serviços de Radiodifusão: “Nenhuma transferência, direta ou indireta de concessão ou permissão, poderá se efetivar sem prévia autorização do Governo Federal, sendo nula, de pleno direito, qualquer transferência efetivada sem observância desse requisito.”

O Ministério Público Federal considerou a ação procedente no último dia 18 de abril.

“Percebe-se claramente que o contrato particular firmado entre as rés transferiu totalmente a execução da radiodifusão sonora da pessoa jurídica Rádio Difusora à Rádio Globo, em uma evidente tentativa de burlar o sistema de outorga de concessão e flagrante violação ao dever de licitar, já que a frequência 94,1 FM está, atualmente, sob responsabilidade de entidade, inclusive, tendo sido alterado o nome para Rádio Globo, que não participou de concorrência pública”, opinou a procuradora Priscila Costa Schreiner Roder.

A ação popular pedia a suspensão imediata da programação da Globo na frequência 94,1, o que foi indeferido pela juíza Diana Brunstein, alegando que a ação se baseava apenas em notícias de internet.

Em 20 de março passado, porém, a juíza Diana Brunstein concluiu que “o feito comporta julgamento”. O processo aguarda agora a sentença da juíza.

 

Atualmente, quem entra no site da Rádio Globo na internet encontra apenas duas frequências disponíveis, ambas em FM: 98,1 (Rio de Janeiro) e 94,1 (São Paulo).

E quem busca as antiga sintonias da Globo AM (respectivamente, 1220 e 1100) encontra a mensagem “sinal offline”.

Segundo a Constituição, é competência da União “explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão (…) os serviços de radiodifusão sonora, e de sons e imagens” (artigo 21) e cabe ao Poder Executivo “outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal” (artigo 223)”.

A Lei nº 4.117, Código Brasileiro de Telecomunicações, de 1962, e o Decreto nº 52.795, de 1963, regulamentam os serviços de radiodifusão.

Em suas alegações, os réus tentaram extinguir a ação. A União alegou que cumpriu seu papel ao realizar fiscalização, mas não tomou nenhuma medida.

A Anatel alegou que não poderia ser parte do processo, o que foi rejeitado pela juíza. A Globo alegou que o pedido é improcedente e que a ação é inepta.

 

 

 

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

14 minutos ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

58 minutos ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

1 hora ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

2 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

3 horas ago

Paulo Nogueira Batista Jr: “Governo Lula pode ter cara de terceira via em 2026”

Economista, escritor e autor do livro “O Brasil não cabe no quintal de ninguém” (Leya,…

4 horas ago