Destaques

Redutos bolsonaristas: Após São Paulo, Lula irá visitar Rio e BH

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o presidente Lula (PT). Foto: reprodução

Em meio às movimentações políticas e com as eleições municipais se aproximando, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reserva a primeira semana de fevereiro para compromissos estratégicos nos três maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A visita a Minas Gerais ganha destaque, sendo a primeira vez que Lula retorna ao Estado, o segundo maior colégio eleitoral, desde sua vitória em 2022. Em Belo Horizonte, ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, ele anunciará o novo calendário do leilão de concessão da BR-381, uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a decisão de investimento federal na referida obra.

O presidente Lula, de olho especialmente nos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), subiu ao palanque ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para anunciar o acordo sobre a construção do túnel Santos-Guarujá na sexta-feira, trocando afagos com seu adversário.

Entretanto, a agenda principal concentra-se em Belo Horizonte, onde o bolsonarismo mantém sua influência. Lula chegará a Minas com uma comitiva de ministros, anunciando medidas importantes e prestando contas das ações de seu governo no Estado. A expectativa é de um discurso direcionado a cerca de 500 pessoas, entre empresários, lideranças políticas e profissionais da imprensa.

O presidente Lula e o governador Tarcísio de Freitas durante celebração dos 132 anos do porto de Santos. Foto: Adriano Vizoni/Folhapress

Vale destacar que Belo Horizonte é a única das três maiores capitais (São Paulo e Rio de Janeiro são as outras) onde o PT planeja lançar um candidato à prefeitura. O pré-candidato é o deputado federal Rogério Correia (PT-MG).

Antecedendo Minas, a jornada inicia-se no Rio de Janeiro, com desembarque previsto para terça-feira (6). Lula terá compromissos em Belford Roxo e Magé, cidades da Baixada Fluminense, uma região de baixa renda onde o presidente foi um campeão de votos no passado, embora hoje seja um reduto do bolsonarismo.

Em Magé, o presidente entregará unidades do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Já em Belford Roxo, três agendas estão programadas com o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho (Republicanos), que trabalha para definir seu sucessor.

Na quarta-feira (7), Lula e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), devem inaugurar juntos um ginásio de esportes no Parque Olímpico. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ex-jogadora de vôlei e aposta do PT no Rio, participará do evento.

Além disso, há uma ala do PT que busca apoiar o pré-candidato do Psol à prefeitura, o deputado federal Tarcísio Motta. Nesse contexto, Lula terá conversas com o PT fluminense para buscar uma unificação em torno da aliança com o PSD.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Yurick Luz

Recent Posts

FAB vê dificuldade logística para entregar doações no RS

A Força Aérea Brasileira (FAB) identificou uma série de desafios logísticos na distribuição de doações…

39 minutos ago

PF encontra pista sobre motivação do assassinato de Marielle no celular de Brazão

Um print encontrado no celular de Domingos Brazão é considerado pela Polícia Federal (PF) e…

57 minutos ago

A catástrofe no RS, os saqueadores, o cavalo no telhado e as ratazanas. Por Moisés Mendes

Um homem pegou uma picareta e, para acabar com o barulho que o incomodava, destruiu…

2 horas ago

VÍDEO – Jorge Seif aparece bêbado em live e vira piada nas redes: “Desliga isso”

O senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC) fez uma live na última quinta-feira (9) comentando as…

3 horas ago

Caso Marielle: Major Ronald ajudou definir data e local do crime, diz PGR

Ronald Paulo de Alves Pereira, o Major Ronald, foi apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR)…

3 horas ago

“Perigo extremo’: RS volta ter temporais com ventos até 90 km/h a partir desta sexta

O Rio Grande do Sul está sob um aviso de "perigo extremo" devido à previsão…

4 horas ago