Redutos bolsonaristas: Após São Paulo, Lula irá visitar Rio e BH

Atualizado em 5 de fevereiro de 2024 às 11:01
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o presidente Lula (PT). Foto: reprodução

Em meio às movimentações políticas e com as eleições municipais se aproximando, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reserva a primeira semana de fevereiro para compromissos estratégicos nos três maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A visita a Minas Gerais ganha destaque, sendo a primeira vez que Lula retorna ao Estado, o segundo maior colégio eleitoral, desde sua vitória em 2022. Em Belo Horizonte, ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, ele anunciará o novo calendário do leilão de concessão da BR-381, uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a decisão de investimento federal na referida obra.

O presidente Lula, de olho especialmente nos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), subiu ao palanque ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para anunciar o acordo sobre a construção do túnel Santos-Guarujá na sexta-feira, trocando afagos com seu adversário.

Entretanto, a agenda principal concentra-se em Belo Horizonte, onde o bolsonarismo mantém sua influência. Lula chegará a Minas com uma comitiva de ministros, anunciando medidas importantes e prestando contas das ações de seu governo no Estado. A expectativa é de um discurso direcionado a cerca de 500 pessoas, entre empresários, lideranças políticas e profissionais da imprensa.

Encontro de Lula e Tarcísio em SP vira meme nas redes
O presidente Lula e o governador Tarcísio de Freitas durante celebração dos 132 anos do porto de Santos. Foto: Adriano Vizoni/Folhapress

Vale destacar que Belo Horizonte é a única das três maiores capitais (São Paulo e Rio de Janeiro são as outras) onde o PT planeja lançar um candidato à prefeitura. O pré-candidato é o deputado federal Rogério Correia (PT-MG).

Antecedendo Minas, a jornada inicia-se no Rio de Janeiro, com desembarque previsto para terça-feira (6). Lula terá compromissos em Belford Roxo e Magé, cidades da Baixada Fluminense, uma região de baixa renda onde o presidente foi um campeão de votos no passado, embora hoje seja um reduto do bolsonarismo.

Em Magé, o presidente entregará unidades do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Já em Belford Roxo, três agendas estão programadas com o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho (Republicanos), que trabalha para definir seu sucessor.

Na quarta-feira (7), Lula e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), devem inaugurar juntos um ginásio de esportes no Parque Olímpico. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ex-jogadora de vôlei e aposta do PT no Rio, participará do evento.

Além disso, há uma ala do PT que busca apoiar o pré-candidato do Psol à prefeitura, o deputado federal Tarcísio Motta. Nesse contexto, Lula terá conversas com o PT fluminense para buscar uma unificação em torno da aliança com o PSD.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link