Reino Unido convoca embaixador de Israel após ataque que matou 3 britânicos em Gaza

Atualizado em 2 de abril de 2024 às 19:54
Corpo de uma das vítimas do ataque a mísseis israelense com a camiseta da World Central Kitchen (WCK). Foto: Abdel Kareem

O governo do Reino Unido convocou o embaixador de Israel em Londres após a morte de sete funcionários da ONG humanitária World Central Kitchen (WCK) na Faixa de Gaza. O ministro do Desenvolvimento e da África do Reino Unido, Andrew Mitchell, que é chefe da diplomacia britânica, afirmou que solicitou “uma investigação rápida e transparente” sobre o caso.

“Reiterei a necessidade de Israel implementar imediatamente e urgentemente um mecanismo eficaz de resolução de conflitos para aumentar o acesso humanitário. Precisamos de ver uma pausa humanitária imediata, para obter ajuda e retirar os reféns, e depois progredir no sentido de um cessar-fogo sustentável”, afirmou Mitchell.

Os funcionários da WCK foram assassinados em Gaza durante ataque a mísseis israelense. A ofensiva matou três britânicos, além de uma motorista palestina, uma australiana, um canadense e um polonês.

Veículo destruído por ataque israelense em Gaza. Foto: Ahmed Zakot/Reuters

O comboio atingido contava com três veículos, dois deles com o logotipo da WCK. Após o atentado, a ONG humanitária, que serviu mais de 42 milhões de refeições em Gaza, anunciou a suspensão de suas operações na região.

Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, afirmou que as mortes são “totalmente inaceitáveis” e disse que “Israel deve explicar urgentemente como isso aconteceu e fazer mudanças significativas para garantir a segurança dos trabalhadores humanitários no terreno”.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reconheceu o ataque e minimizou as mortes do grupo de funcionários da ONG, dizendo que coisas do tipo “acontecem em guerras”. Ele alegou que o ataque atingiu “involuntariamente pessoas inocentes”.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link