Reitor da UFPB nomeado por Bolsonaro entra como cotista na universidade

De acordo com ele, reviu a documentação porque foi necessária para fazer a inscrição na chamada regular

Atualizado em 3 de março de 2022 às 10:02
Reitor
Reitor da UFPB, Valdiney Gouveia é professor de psicologia e vai cursar engenharia Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, foi aprovado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2022) para cursar uma graduação em engenharia de produção na mesma instituição. Ele foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

O reitor confirmou a aprovação e também ter sido estudante de escola pública. No entanto, disse que não irá comentar a aprovação porque se trata de uma decisão da sua vida pessoal. Nas redes sociais, ele publicou uma foto de cópias da ficha de identificação da escola em que estudava e do certificado de conclusão do, na época, 2º grau, hoje ensino médio.

De acordo com ele, reviu a documentação porque foi necessária para fazer a inscrição na chamada regular. Gouveia foi classificado pelo sistema de cotas como ingressante de escola pública e fez 638,9 pontos, diz O Globo.

LEIA MAIS:

1 – Dallagnol chamou de “bando de imbecis” os críticos da operação que levou reitor ao suicídio
2 – Elio Gaspari chama o reitor Cancellier, que se matou, de “o desencanto da Lava Jato”
3 – Reitor da Unisinos rejeita medalha do presidente

O reitor nomeado por Bolsonaro pode ser impedido?

Gouveia também respondeu alguns comentários na publicação. “Somos muitos os de escolas públicas que temos nos empenhado para valer a pena cada centavo investido em nós”, escreveu em um deles no post. Em outro, disse: “o aprendizado continua”.

A princípio, conforme o regimento da UFPB e da Reitoria, não há impedimentos para essa situação. O edital do Sisu também não proíbe essa aprovação. A UFPB não quis se manifestar por ser uma questão da vida pessoal do reitor.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link