Dallagnol chamou de “bando de imbecis” os críticos da operação que levou reitor ao suicídio

Atualizado em 18 de janeiro de 2022 às 8:32
A imagem do procurador Dallagnol e do reitor Cancellier
Deltan Dallagnol e o reitor Cancellier. Foto: Divulgação/AFP

O jornalista Rafael Moro Martins publica no The Intercept Brasil nesta terça (18) a parte 35 da série de reportagens da Vaza Jato. A nova reportagem mostra o então procurador da Força-Tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, chamando de “bando de imbecis” os críticos da operação que levou o reitor Luiz Carlos Cancellier ao suicídio. Dallagnol também saiu em defesa da delegada Erika Marena.

LEIA MAIS:

1 – Rede e PSOL avançam em criação de federação

2 – PT tenta atrair Boulos para chapa de Haddad em SP, mas PSOL resiste

3 – Por que Alckmin é o melhor vice para Lula. Por José Cássio

Dallagnol detona críticos da operação que levou reitor ao suicídio

A reportagem do Intercept começa da seguinte forma:

“Em outubro de 2017, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, cometeu suicídio após ser alvo de uma operação espetaculosa liderada pela delegada federal Erika Mialik Marena, responsável por batizar outra operação espetaculosa, a Lava Jato. Cancellier era suspeito de participar do desvio de R$ 80 milhões da UFSC. Hoje, sabemos que as investigações não conseguiram nenhuma prova do envolvimento de Cancellier em crime na universidade.

À época, Dallagnol se mostrava convicto de que a operação liderada por sua amiga foi absolutamente correta. E não mudou de ideia – ‘nas investigações em que trabalhou com a delegada Marena, ela sempre demonstrou correção, competência, dedicação e qualidade técnica, assim como respeito aos direitos fundamentais dos investigados e réus’, me disse sua assessoria, por e-mail, em comentário que solicitei para este texto”.

Eles desenvolvem:

“Por pensar dessa forma, o ex-procurador e hoje aspirante a político classificou, em 2017, de ‘bando de imbecis’ os críticos da operação da Polícia Federal. No diálogo, até hoje inédito e que faz parte do arquivo da Vaza Jato, Dallagnol usou o Telegram para prestar solidariedade a Marena pelas críticas que ela e a corporação ouviram após o ato extremo de Cancellier. Creio que é oportuno lembrar que Dallagnol é homem que faz questão de propagandear a própria religiosidade – é evangélico batista”.

Leia alguns dos diálogos da reportagem da Vaza Jato:

12 de Julho de 2017 – Chat pessoal

Erika Marena – 01:18:49 – Deltan, descobri um novo jeito que a Petrobras vinha mandando dinheiro para os partidos … através de dinheiro dado a projetos das universidades federais ! Eu estou aprofundando desvios da educação em casos aqui em SC e comecei a estudar essa questão, vai por mim, peçam a Petrobras a lista de todo o dinheiro que ela destinou para projetos com universidades federais/fundações de apoio nos últimos dez anos , ou o dinheiro chega para a universidade, que dá na mão da fundação para gerir (desviar), ou a petrobras pula a universidade e faz o contrato (mutreta) direto com a fundação , e dali são os valores são enviados para onde se quiser, do jeito que quiser, sem qualquer prestação de contas a quem quer que seja ….

Deltan Dallagnol – 23:16:21 – Caramba, Erika! Vamos seguir essa linha sim”.

6 de Outubro de 2017 – Chat pessoal

Deltan Dallagnol – 17:12:14 – Erika, vi a questão do suicídio do reitor da UFSC. Não sei o que passa pela sua cabeça, mas pelo amor de Deus não se sinta culpada. As decisões foram todas dele. Não sei se publicamente houve algum ataque, mas se Vc quiser qq expressão pública de solidariedade, conte comigo”.

9 de Outubro de 2017 – Chat pessoal

Erika Marena – 08:31:30 – Oi Deltan, está bem pesado, estamos como instituição e eu particularmente sofrendo muito ataque baixo nível, hoje faz uma semana da morte e a situação só veio piorando , agora surgem mentiras de toda ordem pra tentar legitimar o nosso suposto “abuso de autoridade”.

19 de Outubro de 2017 – Chat pessoal

Deltan Dallagnol – 18:39:32 – Erika, eles não prevalecerão. É um absurdo essas críticas. Um bando de – perdoe-me – imbecis. Nessas horas, quando há maior pressão, o importante é focarmos na realidade crua: Vc respeita todas as regras, atuou 100% corretamente e como fazemos em TODOS os outros casos. Não fique chateada, amiga, que eles não merecem. Vc sabe que no processo de luto uma das fases é RAIVA, e faz parte que pessoas que se sensibilizem procurem atribuir culpa, mas isso é absolutamente injusto. Conte com meu apoio e minha prece.

Dallagnol – 18:39:52 – E se quiser conversar saiba que sempre tera aqui um ouvido amigo”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link