Relatório da PF diz que empresário bancou material de campanha de Bolsonaro sem declarar à Justiça Eleitoral

Atualizado em 7 de junho de 2021 às 18:56
Otávio Oscar Fakhoury e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/CNN Brasil/Wikimedia Commons

Alguns documentos obtidos pela Polícia Federal apontam que um empresário de São Paulo bancou material de divulgação da campanha de Jair Bolsonaro à presidência da República nas eleições de 2018.

LEIA NO DCM – EXCLUSIVO: Olavo de Carvalho está por trás de ideia do “gabinete da sombra” na Saúde sugerido por virologista a Bolsonaro

E ele fez isso sem declarar à Justiça Eleitoral. O nome do empresário é Otávio Oscar Fakhoury.

LEIA MAIS – Investigado pelo STF, Otavio Fakhoury diz que ‘não há crime em escrever críticas sobre alguém’

Nas investigações no inquérito dos atos antidemocráticos, que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal encontrou no computador do bolsonarista Otávio Fakhoury notas fiscais emitidas por duas gráficas sediadas na região Nordeste. Esses serviços, contratados pelo empresário, consistiram na impressão de 560 mil itens de propaganda eleitoral de Bolsonaro como panfletos e adesivos com foto do candidato, o número da chapa e a proposta de campanha.

Fakhoury confirma a existência dos documentos, mas diz que eles se referem a “despesas de amigos que fazem parte de movimentos sociais”. “Por não se tratarem de doação à campanha do candidato, não comuniquei a ele, à coordenação da campanha ou a pessoas próximas a ele sobre esses pagamentos. No mais, reitero que todas as minhas contribuições de campanhas eleitorais foram regularmente declaradas aos órgãos eleitorais competentes”, diz ele.

Com informações de Aguirre Talento e Mariana Muniz no jornal O Globo.