Relatório diz que 124 câmeras estavam inoperantes no presídio de Mossoró (RN)

Atualizado em 18 de fevereiro de 2024 às 8:27
Fugitivos de Mossoró: Foto mostra buraco por onde presos fugiram. – Reprodução

Um relatório de inteligência revelou que 124 câmeras de segurança na penitenciária de segurança máxima de Mossoró (RN) estavam inoperantes, representando uma grave falha no sistema de vigilância. Com informações da coluna de Lauro Jardim, no Globo.

Produzido em maio de 2021 durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o documento destacou a obsolescência do sistema de monitoramento, adquirido em 2009, e a necessidade urgente de modernização.

Além da quantidade significativa de câmeras fora de operação, o relatório apontou que incidentes considerados graves não estavam sendo registrados devido a essa falha persistente.

Agentes penitenciários afirmam que o problema não foi solucionado desde então, aumentando as preocupações com a segurança na penitenciária.

Um segundo relatório, datado de agosto de 2023, sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou que a omissão e o descaso contribuíram para facilitar a fuga de dois criminosos da prisão de Mossoró.

Este documento destacou a falta de proteção na área do shaft, onde estão localizadas as tubulações, apresentando fotos que detalham as falhas de segurança percebidas.

O relatório também alertava para a necessidade urgente de resolver o problema, uma vez que o shaft poderia ser acessado a partir das celas se um detento decidisse remover a luminária dali.

Penitenciária de Mossoró

Inaugurada em 2009, a Penitenciária Federal de Mossoró possui capacidade para 208 presos e é a terceira a ser construída pela União.

Vista da Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Senappen/Divulgação

Localizada em uma área isolada, a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade de Mossoró, a unidade é conhecida por suas medidas de segurança rigorosas.

As celas individuais possuem cerca de sete metros quadrados e são monitoradas constantemente por câmeras de vídeo. Além disso, a penitenciária dispõe de biblioteca, unidade básica de saúde e parlatórios para visitas e audiências judiciais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link