Tudo sobre os dois presos que fugiram de penitenciária de segurança máxima em Mossoró (RN)

Atualizado em 15 de fevereiro de 2024 às 7:12
Presos que fugiram de penitenciária de Mossoró. (Foto: Reprodução)

Pela primeira vez desde a sua criação em 2006, um presídio de segurança máxima do sistema penitenciário federal registrou uma fuga.

O incidente ocorreu na Penitenciária Federal de Mossoró, localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte. Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos. Até o momento, eles permanecem foragidos.

Quem são os fugitivos

Os fugitivos são originários do Acre e estavam detidos em Mossoró desde setembro de 2023, após participarem de uma rebelião na Penitenciária de Segurança Máxima Antônio Amaro, em Rio Branco, que resultou na morte de cinco detentos – ambos têm ligações com o Comando Vermelho, uma facção criminosa liderada por Fernandinho Beira-Mar.

Rogério da Silva Mendonça possui mais de 50 processos criminais, incluindo homicídio e roubo, com uma condenação total de 74 anos de prisão.

Enquanto Deibson Cabral Nascimento, por sua vez, acumula mais de 30 processos, principalmente por crimes relacionados a organização criminosa, tráfico de drogas e roubo, com uma pena total de 81 anos de prisão.

Circunstâncias da fuga

Até o momento, não foram divulgadas informações precisas sobre as circunstâncias exatas da fuga. O Ministério da Justiça e Segurança Pública não revelou como os presos conseguiram escapar, nem se houve ajuda externa.

A penitenciária de Mossoró está passando por reformas, o que levanta especulações sobre a possível influência das obras na fuga dos detentos.

Características da Penitenciária Federal de Mossoró

Inaugurada em 2009, a Penitenciária Federal de Mossoró possui capacidade para 208 presos e é a terceira a ser construída pela União.

Vista da Penitenciária Federal de Mossoró — Foto: Senappen/Divulgação

Localizada em uma área isolada, a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade de Mossoró, a unidade é conhecida por suas medidas de segurança rigorosas.

As celas individuais possuem cerca de sete metros quadrados e são monitoradas constantemente por câmeras de vídeo. Além disso, a penitenciária dispõe de biblioteca, unidade básica de saúde e parlatórios para visitas e audiências judiciais.

Procedimentos após a fuga

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ordenou uma série de medidas após a fuga dos presos. As medidas incluem a revisão dos protocolos de segurança em todas as penitenciárias federais do país e o afastamento imediato da direção da Penitenciária de Mossoró, com a nomeação de um interventor para administrar a unidade.

Além disso, foi aberto um inquérito para apurar as circunstâncias da fuga e uma equipe de peritos foi deslocada para auxiliar nas investigações e na recaptura dos fugitivos. Mais de 100 agentes federais estão envolvidos nas operações de busca, com o apoio das autoridades locais.

Sistema penitenciário federal

As penitenciárias federais foram criadas em 2006 com o objetivo de combater o crime organizado e isolar líderes criminosos e detentos de alta periculosidade.

Os presos são transferidos para essas unidades se cumprirem certos critérios, como envolvimento em organizações criminosas ou crimes violentos. Eles podem permanecer nessas penitenciárias por até três anos, com a possibilidade de prorrogação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link