“Relógio do Apocalipse” diz que estamos mais perto do fim do mundo; entenda

Atualizado em 23 de janeiro de 2024 às 13:51
O Relógio do Juízo Final marca noventa segundos para a meia-noite, hora do fim do mundo. Foto: Anna Moneymaker/Getty Images/AFP

O Boletim dos Cientistas Atômicos, responsável pelo cálculo do Relógio do Juízo Final, ou do Apocalipse, realizará uma atualização nesta terça-feira (23), segundo o jornal O Globo. Conhecido como Doomsday Clock, o relógio é um indicador simbólico que leva em consideração eventos globais para estimar a proximidade de catástrofes, como ameaças de guerra, crises climáticas, armas nucleares e, mais recentemente, a inteligência artificial.

Atualmente, o relógio aponta que a humanidade está a apenas 90 segundos da meia-noite, o que simbolicamente representa o fim dos tempos. Esta é a proximidade mais crítica já registrada, com um avanço de 10 segundos no ano anterior. A marcação foi influenciada por eventos como o início da guerra Rússia-Ucrânia e o aumento do armamento nuclear na China e Coreia Popular.

Em 2024, o cenário global permanece tenso, com a continuidade da guerra Ucrânia-Rússia e o início do conflito em Gaza, ameaçando se espalhar pelo Oriente Médio.

As preocupações com a inteligência artificial e a crise climática persistem e se agravam. Especialistas apontam que há razões substanciais para acreditar que o relógio permanecerá, no mínimo, nos atuais 90 segundos, se não avançar para um cenário ainda mais crítico.

Poluição e aquecimento global impulsionam o “relógio do juízo final”. Foto: reprodução

Os cientistas alertam que o horário atual representa um “momento de perigo sem precedentes” para a humanidade.

No ano passado, quando o relógio avançou 10 segundos, o Boletim dos Cientistas Atômicos destacou que isso ocorreu “em grande parte (embora não exclusivamente) por causa dos perigos crescentes da guerra na Ucrânia”. Embora outras preocupações tenham sido mencionadas, a ênfase estava no perigo de escalada e uso de armas nucleares.

O Doomsday Clock é descrito como uma metáfora, logotipo e marca, sendo um dos símbolos mais reconhecidos nos últimos 100 anos. Em última análise, é um alerta visual do perigo iminente que a humanidade enfrenta.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link