Renan Calheiros se empolga com chance de Lula vencer no 1º turno: “Pânico no governo”

Atualizado em 8 de abril de 2022 às 13:03
Renan Calheiros e Lula
Renan Calheiros e Lula

Em publicação nas redes sociais, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) se mostrou animado com a possibilidade do ex-presidente Lula (PT) vencer as eleições deste ano logo no 1º turno. A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada na quinta-feira (7), indica que o petista mantém uma larga vantagem sobre seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL).

“As pesquisas levam pânico ao governo”, escreve Renan, ressaltando que o levantamento mostra Lula com 45% contra 43% dos outros somados, o que lhe daria a vitória na primeira etapa do pleito. “A rejeição de Bolsonaro é a maior da história. Quanto mais ampla a campanha mais chances de liquidar o fascismo já no 1º turno”, afirma o senador, em apoio à chapa do ex-presidente com o ex-governador de SP Geraldo Alckmin.

A pesquisa mostra Bolsonaro com 31% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) perdeu um ponto com a saída de Moro, oscilando de 7% para 6%, dentro da margem de erro, e João Doria (PSDB) segue mantendo os 2% da pesquisa anterior.

Leia também:

1- Lula vence todos os candidatos de lavada no 2º turno, diz pesquisa Ipespe

2- Elite brasileira é escravista e classe média ostenta demais, diz Lula

Em janeiro, Lula e Renan Calheiros se encontraram em São Paulo

Renan Calheiros com Lula
Família Calheiros apoiará o ex-presidente Lula nas eleições. Foto: Ricardo Stuckert

O senador e o seu filho, Renan Filho (MDB), que é governador do Alagoas, se reuniram em janeiro com Lula em São Paulo. O MDB lançou a pré-candidatura própria de Simone Tebet. Os Calheiros, no entanto, deverão apoiar o petista nas eleições presidenciais deste ano.

Lula e Renan possuem uma relação próxima devido ao tempo em que conviveram nas gestões passadas do petista. Em 2016, durante o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff, Renan era o então presidente do Senado e foi favorável ao processo que a destituiu do poder.

Já em 2017, a relação entre Lula e a família foi retomada durante uma caravana pelo Nordeste, que o petista realizou em 2017. Tanto o senador, que foi relator da CPI da Covid, quanto seu filho, têm atritos com a gestão federal.

 

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link