Companheiro de Mamãe Falei na Ucrânia, Renan Santos foi acusado de estupro

Atualizado em 4 de março de 2022 às 20:48
Mamãe Falei desiste de ser “herói” na Ucrânia. Foto dele e Renan Santos, líder do MBL, usando máscara crúrgica na cor branca.
Renan Santos viajou com Mamãe Falei para a Ucrânia – Foto: Reprodução/YouTube

O deputado estadual por SP, Mamãe Falei, responsável por enviar áudios sexistas sobre refugiadas ucranianas, viajou para a Ucrânia junto com Renan Santos, líder do MBL. O confundador do Movimento Brasil Livre foi acusado de estupro, conforme revelou o DCM em setembro do ano passado.

Na ocasião, Renan ficou revoltado e ameaçou processar todos os veículos de jornalistas que repercutissem o assunto. Em sua defesa, o aliado de Sergio Moro afirmou que a modelo que retirou a acusação, mas não explicou porque ela realizou o boletim de ocorrência e nem qual foi o motivo que a fez retirar a denúncia.

Vale destacar que o líder do MBL responde por ações judiciais entre processos cíveis, trabalhistas e criminais.

Veja a reportagem completa sobre a acusação contra Renan Santos

Renan Santos, cofundador do Movimento Brasil Livre (MBL), foi acusado por uma modelo por tentativa de estupro.

A reportagem do DCM teve acesso à cópia do boletim de ocorrência lavrado na 1ª Delegacia da Mulher, em São Paulo. O nome dela é preservado por questões legais.

Em junho deste ano, diz o documento, durante um passeio de carro, após um beijo, ele a teria atacado: tirou sua calça, puxou a calça e a calcinha, forçando a penetração que, segundo narrado no boletim de ocorrência, só não aconteceu integralmente pelo fato dela estar usando um absorvente íntimo.

De acordo com o relato da vítima, depois de sua recusa ele insistiu dizendo “Você vai querer sim”, além da acusação de ter apertado seu pescoço e desferir-lhe um tapa no rosto.

Ela afirma que também era torturada psicologicamente, com ameaças de “sumir e nunca mais voltar”, aproveitando sua vulnerabilidade, visto que passava por “tratamento psiquiátrico”.

Renan Santos e o MBL

O MBL, criado inicialmente para ser um defensor das reformas neoliberais, mudou sua estratégia de atuação e tornou-se um grupo que defende pautas conservadoras no campo dos costumes.

Quando ainda pertencia ao grupo, o vereador Fernando Holiday defendeu publicamente que mulheres vítimas de estupro só tivessem o direito ao aborto mediante a apresentação do boletim de ocorrência.

Não houve ainda desdobramento judicial. Renan dos Santos responde por ações judiciais entre processos cíveis, trabalhistas e criminais, mas até então, nenhuma demanda envolvendo esse tipo de delito.

O DCM entrou em contato com o MBL e a assessoria respondeu que outro boletim de ocorrência foi lavrado sobre o tema. Nele, a modelo retirou a acusação.

“Conforme demonstrado no segundo Boletim de Ocorrência, não houve qualquer abuso ou crime de estupro na relação com Renan Santos. A própria desmentiu e disse que foi levada ao equivoco por um parente”, afirma a nota enviada ao DCM.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link