Destaques

Renato Feder para ministro da Educação? Recuo organizado ou avanço disfarçado?

Publicado no Brasil de Fato

Renato Feder é secretário de Educação do Paraná Foto: Reprodução

Por Hellen Lima

Renato Feder representa o setor empresarial que está com olhos grandes sobre a fatia comercial que pode ser explorada com a privatização da educação brasileira.

Ex-diretor da empresa de tecnologia Multilaser, Feder é a cara do governo Ratinho Júnior (PSD), que sob a fachada de “administrador isentão”, passa todas as medidas do programa neoliberal, aliado do governo federal nesse projeto.

Aqui vale a máxima: “A cabeça pensa onde os pés pisam”! No Paraná, sua gestão enquanto Secretário Estadual de Educação implementou medidas tecnocráticas do ponto de vista pedagógico e aprofundou a retirada de autonomia das escolas, direções e professores, cada vez mais pressionados pela dinâmica da fiscalização e burocratização. Sempre com um sorriso no rosto, simpático mesmo quando confrontado, Feder é do tipo que evita o conflito e chama os funcionários públicos de “time”, enquanto os direitos desses trabalhadores estão indo para o ralo.

O foco da Secretaria sob seu comando foi direcionado desde o início aos índices educacionais que, longe de representarem a qualidade de aprendizado dos estudantes paranaenses, mascaram uma realidade de precarização e esvaziamento da escola pública.

Durante a quarentena, decretada para as escolas do Paraná a partir de 19 de março, imediatamente a Secretaria da Educação e do Esporte (SEED-PR) apresenta um projeto de implementação de tele-aulas, articulando investimentos públicos, na casa dos milhões, para empresas privadas como Google, RIC-TV e empresas de telefonia, dispensando todo o aparato público que o estado do Paraná já tem nessas áreas. Essa iniciativa impede milhares de alunos, com dificuldades de acesso, de ter a educação como direito universal.

Após a trapalhada da última semana com a indicação de Decotelli e suas fraudulentas titulações, se confirmado o nome de Feder para o Ministério da Educação, duas certezas se apontam: a primeira é a tentativa de Bolsonaro de apostar em uma figura menos polêmica, apaziguadora, diferente dos olavistas Vélez e Weintraub, num movimento de blindagem do governo; a segunda, é o caminho de privatização da educação pública, que encontra, nesse momento crítico de pandemia, a brecha para ser efetivado mais rapidamente.

Aqueles e aquelas comprometidos com um projeto de educação pública, emancipadora e humana precisam estar atentos! Se de um lado, o governo recua com uma nomeação mais técnica, de outro o projeto liberalizante não poderia ser mais nítido. Sob a máscara da administração de resultados, esconde-se a lógica perversa da meritocracia, da “educação-mercadoria” e da ideia de que, para os pobres, a educação é artigo de luxo, que só se consegue se for de segunda mão.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Filiação de jovens partidos políticos segue caindo; PT, PL e PSOL são exceções

A participação de jovens de 16 a 24 anos em partidos políticos brasileiros vem diminuindo…

10 minutos ago

Entenda como o Centrão pode salvar mandato de Moro

A cassação do senador Sergio Moro (União-PR), considerada praticamente certa por quase todos os parlamentares,…

40 minutos ago

Os estudantes presos e os farsantes de uma democracia disfuncional. Por Moisés Mendes

Joe Biden é o mais republicano dos democratas. As circunstâncias o levaram a ficar diante…

7 horas ago

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

7 horas ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

8 horas ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

8 horas ago