Entretenimento

Repórter da Globo fala sobre assédio durante cobertura da Copa do Mundo

Da Veja:

Julia Guimarães se preparava para um link ao vivo do estádio de Ecaterimburgo, na Rússia, antes do jogo entre Japão e Senegal pela Copa do Mundo, quando um homem tentou beijá-la, no último domingo. A resposta da repórter da TV Globo ao assédio foi rápida: Julia repreendeu, em inglês, o rapaz, afirmando que ele deveria respeitar as mulheres. “Nunca mais faça isso, ok?”, disse, enquanto o homem pedia desculpas. Nas redes sociais, Julia tem recebido elogios pela atitude, mas ela diz que parou de acompanhar a repercussão porque também há — acredite se quiser — comentários negativos de pessoas que dizem que tudo não passa de “mimimi”.

Sua reação ao ser assediada no último domingo foi muito rápida. O que pensou naquele momento? Sempre imaginava como iria reagir se acontecesse isso comigo. Jamais pensei que faria isso. Até me surpreendi positivamente pelo que falei e da forma como falei. Foi realmente muito rápido, mas pensei que era a hora da pessoa entender que aquilo não é engraçado, não é certo.

Teve medo de o assediador ter uma reação mais violenta? Em nenhum momento tive medo, até porque eu estava em um local público, onde havia muitas pessoas, inclusive policiais. Na hora em que reagi, o rapaz começou a sair de perto de mim e eu percebi que nada iria acontecer.

Uma situação como essa já havia acontecido com você? Essa foi a segunda vez durante a Copa aqui na Rússia. Mas nunca havia acontecido comigo antes, e tenho que falar que foi por sorte. Nós já vimos quantas pessoas já sofreram com esse tipo de situação.

Repórteres de outros países também foram assediadas enquanto cobriam a Copa da Rússia. Por que isso tem sido tão recorrente? Acredito que seja por causa do clima que ronda um evento como esse. Muitas pessoas passam dos limites e acham que nesse tipo de festa está tudo liberado, que podem fazer o que quiserem. E, nesse caso, eu não incluo somente o assédio, mas também o racismo e a homofobia.

Você se considera feminista? O feminismo se faz necessário? Eu não me considero feminista. Acredito que o feminismo seja importante, necessário, mas a minha opinião é que a principal bandeira que temos que levantar com ímpeto é a do respeito.

DCM Entretenimento

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
DCM Entretenimento

Recent Posts

DCM ao Meio-Dia: STF nega progressão de pena para deputado bolsonarista

https://www.youtube.com/watch?v=2ZrjrKmq6yc Professor Viaro faz o giro de notícias e entrevista o advogado Paulo Ricardo Paes…

15 minutos ago

Navegação ilegal faz ilha desaparecer em reserva ambiental no Pará; entenda

Uma investigação da Polícia Civil do Pará apontou que a passagem de lanchas de praticagem…

19 minutos ago

Mãe de dono do Porsche é coautora de um crime, diz polícia; saiba qual

A Polícia Civil de São Paulo identificou Daniela Cristina de Medeiros Andrade, mãe de Fernando…

29 minutos ago

Quem cortou luz no dia do golpe? Por Lúcio de Castro

Lúcio de Castro Oito de janeiro de 2023. Eram 21h30 quando uma torre de energia…

1 hora ago

Indicação ao TST deixa Lula entre Lira, Pacheco e aliados no Congresso

A indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga de ministro…

1 hora ago

Limitação de anúncios no Google pode criar monopólio nas redes sociais; entenda

O Google anunciou que, a partir de maio deste ano, proibirá o impulsionamento de propagandas…

1 hora ago