Restaurante em SP deixa de vender estrogonofe em “apoio aos ucranianos”

Atualizado em 8 de março de 2022 às 14:28
Estrogonofe do Bar da Dona Onça
Estrogonofe do Bar da Dona Onça vai deixar de ser vendido em “apoio aos ucranianos”.
Foto: Divulgação

O Bar da Dona Onça, restaurante localizado no Centro de São Paulo, não vai mais servir estrogonofe. O motivo é a origem russa do prato, que está entre os mais pedidos do estabelecimento, com cerca de mil preparos por mês.

A receita foi adaptada e se tornou um prato popular na dieta dos brasileiros. No entanto, em “apoio aos ucranianos”, como disse a chef do restaurante, Janaína Rueda, o lugar tomou a decisão de não servir mais o tradicional prato.

LEIA MAIS:

1. Gatos russos são banidos da Federação Felina Internacional

2. Contra guerra, supermercado suspende importação e venda de produtos russos

3. Maestro russo é demitido da Ópera de Londres

Decisão sobre estrogonofe foi tomada em “apoio aos ucranianos”

“É a nossa forma de mostrar apoio aos ucranianos agora”, afirma a cozinheira ao UOL. Ela diz que a decisão foi tomada “em repúdio à guerra que o governo russo está promovendo na Ucrânia, matando e desabrigando milhões de inocentes”.

A chef garante que a iguaria vai voltar a ser vendida assim que essa “guerra triste terminar”. Segundo ela, o estrogonofe veio ao Brasil através de chefs europeus trazidos para cozinhar nos jantares chiques dos barões do café.

O prato, que continua disponível no cardápio do restaurante, deve ser retirado em breve. O DCM tentou entrar em contato com o estabelecimento, mas não foi atendido.

Gatos russos são banidos da Federação Felina Internacional

A Federação Felina Internacional (FIFe)decidiu banir os gatos russos após invasão na Ucrânia pela Rússia há uma semana. A decisão foi uma forma de tentar desencorajar junto a outras organizações e autoridades ao redor do mundo a continuidade da guerra.

União Europeia, Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Suíça e outros unem esforços para impor uma série de sanções à Rússia, congelando ativos bancários, bloqueando exportações, entre outras medidas.

Mesmo entre as sociedades e corporações que não podem afetar diretamente a Rússia, Algumas instituições se mobilizaram em apoio à Ucrânia. Uma das ações inesperadas foi da FIFe, que realiza dezenas de concursos de gatos de raça todos os anos. A organização decidiu banir os felinos russos das competições.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link