Retiros de igreja de André Valadão promovem cura gay, afirmam testemunhas

Atualizado em 21 de julho de 2023 às 12:33
André Valadão. (Foto: Reprodução)

A igreja Batista da Lagoinha, ou “Lagoinha Church”, comandada pelo pastor bolsonarista André Valadão, de 45 anos, promove uma série de falas absurdas e encharcadas de preconceitos.

Uma reportagem realizada pela Veja ouviu relatos de pessoas que participaram de retiros promovidos pela igreja de Valadão. Segundo testemunhas, os retiros defendem ideias homofóbicas, relacionadas até mesmo a uma suposta “reorientação” da sexualidade, a famigerada “cura gay”.

Os retiros, que duram de três a oito dias e chegam a custar até três mil reais, são realizados na Estância Paraíso, que fica a 40 minutos de Belo Horizonte.

De acordo com essas pessoas, a promoção da “cura gay” não é explícita, mas de fato é praticada.

“Nossos retiros não são só para homossexuais, lésbicas, essas coisas, mas sempre trabalhamos a cura e a libertação interior, e muita gente sai restaurada”, afirmou uma atendente do local. “Eles entendem que essa não é a vida que agrada ao senhor.”

Cláudia Baccile, uma publicitária de 33 anos de idade, foi uma das que relatou sua experiência em um dos retiros de Valadão. Ela contou que as dinâmicas realizadas nos retiros são carregadas com ideias de que “a homossexualidade é o pecado extremo” e que quem se envolver em ato sexual dessa natureza “será condenado à morte eterna”.

André Valadão. (Foto: Reprodução)

“Na época, já me via como lésbica e fui levada a uma sessão de exorcismo”, relatou Cláudia.

No Ministério Clínica da Alma, também em Minas, braço da igreja de Valadão para onde fiéis são encaminhados para receber ajuda de psicólogos, mais relatos controversos.

“Aqui, os profissionais defendem que o homem foi feito para a mulher, e vice-versa. São princípios cristãos”, explicou um funcionário do ministério.

Vale destacar, que a partir de 1999, o Conselho Federal de Psicologia proíbe que seus associados tratem a homossexualidade como patologia.

“Não existe psicologia cristã: ela é laica e todas as vertentes precisam obedecer às mesmas resoluções”, disse o presidente do conselho, Pedro Bicalho.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link