RJ entra em alerta para temporais “extremamente elevados” no fim de semana

Atualizado em 20 de março de 2024 às 17:29
Temporais devem atingir o Rio de Janeiro nos próximos dias. Foto: Marcos Serra Lima/g1

O estado do Rio de Janeiro se prepara para enfrentar uma mudança drástica no clima, com a chegada de uma frente fria que promete provocar fortes chuvas a partir de quinta-feira (21).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “grande perigo”, indicando chuvas intensas para o estado, enquanto o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) convocou uma reunião com autoridades locais para preparar a população.

Segundo as previsões, a Região Serrana será a mais afetada, com os maiores volumes de chuva esperados para o sábado (23). O meteorologista Guilherme Alves, do Climatempo, explicou ao jornal O Globo que o contraste entre as massas de ar quente e frio é preocupante, o que pode resultar em temporais.

“A gente vem de um cenário de dias muitos quentes no Rio e terá uma frente fria muito importante, que vai quebrar esse cenário. Esse é um contexto de choque de massas, uma muito quente com uma muito fria, o que preocupa os meteorologistas”, afirmou Alves.

A expectativa é de chuvas persistentes e intensas, com acumulados extremamente elevados, podendo superar o volume médio de todo o mês de março em apenas 24 a 48 horas. Na Região Serrana, Baixada Fluminense e Litoral Norte, os acumulados podem chegar a 300-500 milímetros até domingo.

Petrópolis, na Região Serrana, sofre com desabamentos durante tempestades. Foto: Luciano Belfort/Metrópoles

O alerta do Inmet destaca também a previsão de ventos acima de 100 km/h, o que aumenta o risco de danos em edificações, cortes de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Thiago Sousa, meteorologista do Inmet, ressalta que as chuvas intensas são características do período, mesmo com o fim do verão no calendário. A transição entre estações não é instantânea, e as chuvas intensas podem persistir até abril.

“Pelas nossas avaliações, há um grande perigo para essas chuvas torrenciais. Só que colocamos o estado inteiro (nesse aviso) porque os modelos meteorológicos que a gente consulta ainda não definiram uma área preferencial” disse Sousa ao Globo.

O estado, ainda enquadrado no nível amarelo de alerta, deve passar ao nível vermelho a partir da meia-noite de sexta-feira, indicando um grande perigo eminente.

Além do Rio de Janeiro, o Inmet emitiu alertas amarelos e laranjas para outros 21 estados nesta semana.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link