Rogério Correia pede convocação de Braga Netto para explicar ameaças às eleições de 2022

General Walter Braga Netto. Foto: Agência Brasil

Publicado originalmente no site PT na Câmara

O deputado Rogério Correia (PT-MG) apresentou requerimento na Comissão de Trabalho e Administração Pública da Câmara Federal (CTASP) solicitando a convocação do ministro da Defesa, general Braga Netto, para que ele venha ao colegiado esclarecer as supostas afirmações feitas a interlocutores condicionando a realização das Eleições de 2022 à adoção do voto impresso.

LEIA – Natália Bonavides: “Acionamos o STF para que Braga Netto seja investigado por crime de responsabilidade”

“Apresentei requerimento na CTASP convocando o General Braga Neto para esclarecer ameaça golpista e exigência de voto impresso. O próprio presidente Bolsonaro já ameaçou o País e não podemos conciliar com chantagem e golpismo, que é crime passível de prisão”, escreveu o parlamentar em seu Twitter.

LEIA NO DCM – Ingenuidade ou covardia? Braga Netto diz a Barroso que não trama golpe e ministro do STF acredita

O jornal O Estado de São Paulo, publicou na edição desta quinta-feira (22) a matéria intitulada “Chefe da Defesa condicionou eleição a voto impresso”. O ministro Braga Netto teria dito a interlocutores que não haverá eleições em 2022 se não for adotado o voto impresso, além de pedir que mandassem o recado “a quem interessar possa” as afirmações referidas.

Para Rogério Correia a “ameaça” foi direcionada a parlamentares e membros do Supremo Tribunal Federal. “No momento em que está na pauta política da Câmara dos Deputados a eventual apreciação de matéria sobre a adoção do voto impresso, o que pode caracterizar crime de ameaça à democracia e a indesejável ruptura institucional”, argumentou no requerimento.

A ameaça vem acompanhada de diversas manifestações no mesmo sentido do Presidente da República, que acusa a existência de fraudes nas eleições por meio de urnas eletrônicas, ainda que todas as eleições até então não tenham demonstrado qualquer fragilidade, fraude ou risco de comprometimento dos resultados.

Leia a íntegra do requerimento:

REQ CONVOCAÇÃO MIN BRAGA NETO – DEFESA – VOTO IMPRESSO