Rosângela Moro tem 10 dias para explicar à Justiça mudança de SP para PR

Atualizado em 11 de março de 2024 às 17:07
Sergio Moro, senador, e Rosângela, deputada federal. Foto: reprodução

A deputada federal Rosângela Moro (União Brasil-SP), esposa do senador Sergio Moro (União Brasil-PR), tem um prazo de 10 dias para explicar a sua transferência de domicílio eleitoral de São Paulo para o Paraná. A cobrança foi emitida pela juíza eleitoral Cristine Lopes, da 1ª zona eleitoral de Curitiba.

A mudança de domicílio tem sido objeto de uma ação movida pelo Partido dos Trabalhadores, que alega à Justiça Eleitoral que Rosângela “viola frontalmente os postulados da soberania popular e da fidedignidade da representação política” com a troca, argumentando que ela está “vinculada ao domicílio eleitoral paulista em razão do cargo eletivo que os cidadãos e cidadãs do Estado de São Paulo lhe confiaram”.

“O candidato, quando eleito, deve guardar fidelidade com o domicílio eleitoral pelo qual foi escolhido para ser o representante. A transferência do domicílio eleitoral da recorrida (Rosângela) implica inquestionável fraude à representatividade do eleitorado paulista no Parlamento”, afirma o PT.

A deputada requereu a transferência do domicílio eleitoral de São Paulo para Curitiba em 26 de fevereiro deste ano. A movimentação da esposa de Moro aconteceu um mês antes do início do julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que pode resultar na cassação do mandato do ex-juiz federal da Lava-Jato.

Rosângela Moro (União-PR). Foto: reprodução

Segundo o PT, a mudança de domicílio de Rosângela está diretamente ligada aos possíveis desdobramentos do caso Moro. Caso o senador seja cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), novas eleições terão de ser convocadas para definir um novo representante para o Paraná, e a deputada poderia concorrer para ocupar a vaga do marido.

Moro enfrenta duas ações movidas pelo PT de Lula e pelo PL de Jair Bolsonaro, que buscam a cassação de seu mandato por abuso de poder econômico, caixa 2 e uso indevido dos meios de comunicação durante a pré-campanha nas eleições de 2022. Ele nega as acusações, alegando ser alvo de “perseguição política”.

Em resposta, a assessoria de Rosângela Moro destacou que a transferência do domicílio eleitoral é “um direito de todo o cidadão brasileiro”.

“A deputada, apesar de ter efetivado a transferência do seu domicílio para o PR, onde se encontra o seu marido e sua família, continuará a representar o Estado de São Paulo e sua população, mantendo, inclusive, seu escritório de representação aberto na capital paulista e sua agenda nas demais cidades do Estado”, afirmou a assessoria da parlamentar.

Vale lembrar que antes das eleições de 2022 Moro pretendia disputar o pleito como senador por São Paulo, mas após denúncias, a Justiça eleitoral não reconheceu o seu domicílio em território paulista.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link