Rússia diz que Kiev e mais quatro cidades ucranianas estão bloqueadas

Atualizado em 25 de março de 2022 às 17:48
Kiev e mais quatro cidades ucranianas estão bloqueadas, diz Rússia
Guerra na Ucrânia
Foto: Sergey Bobok/AFP

O vice-chefe do Estado Maior da Rússia, Sergey Rudskoi, disse nesta sexta-feira (25) que as tropas russas bloquearam Kiev e mais quatro cidades ucranianas. A informação consta em relatório divulgado pelo Ministério da Defesa russo.

As cidades bloqueadas, segundo Rudskoi, são Chernigov e Kiev, no norte da Ucrânia; Kharkiv, no leste; Sumy, no nordeste; e Mykolaiv, no sul. O relatório ainda indica que a região de Kherson, no sul, e a maior parte de Zaporizhzhia, no sudeste, estão sob controle total da Rússia.

“As Forças Armadas russas lançaram ofensivas em várias direções. Como resultados, as tropas russas bloquearam Kiev, Kharkiv, Chernigov, Sumy e Mykolaiv. A região de Kherson e a maior parte de Zaporizhzhia estão sob total controle”, afirmou o vice-chefe do Estado Maior, em relatório sobre o 30º dia da “operação militar especial” na Ucrânia.

Os militares russos estão atingindo infraestruturas, equipamento e contingente humanos das Forças Armadas da Ucrânia, das cidades bloqueadas, para imobilizar as tropas de Kiev e evitar um reforço no Donbas, “até a completa libertação dos territórios”, de acordo com Rudskoi.

Leia mais:

1- Biden fecha acordo histórico com a Europa sobre gás da Rússia

2- VÍDEO: Ucrânia bombardeia porto ocupado por navios russos

3- Sanções contra Rússia prejudicam russos e brasileiros; Veja os relatos

Forças ucranianas em região pró-russa sofreram cerca de 16 mil baixas, segundo o vice-chefe do Estado Maior

Forças ucranianas em região pró-russa
Soldados em conflito entre Rússia e Ucrânia
Foto: Reprodução

Rudskoi garantiu que as forças ucranianas na região pró-russa sofreram cerca de 16 mil baixas entre soldados mortos e feridos, 26% do total das tropas originais que estão em combate desde o início da guerra.

Ele afirmou que havia 59 mil militares ucranianos em Donetsk e Lugansk, e que “mais de 7 mil morreram em combate”. As milícias populares pró-russas controlam mais de 270 localidades nas áreas de operações do exército ucraniano, de acordo com o vice-chefe do Estado Maior.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link