Rússia toma decisão sobre expansão da OTAN e adesão da Ucrânia à aliança

Atualizado em 27 de dezembro de 2021 às 18:35
Sergei Ryabkov, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia
Foto: Sputnik / Yevgeny Biyatov

Sergei Ryabkov, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, afirmou que a Rússia deve pôr fim à expansão da OTAN para leste e excluir a adesão da Ucrânia à aliança.

Ele também afirmou que a prioridade é a diplomacia, mas que outros cenários de desenvolvimento dos acontecimentos permanecem em aberto.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou que não tem como voltar ao passado, inclusive aos tempos da União Soviética, mas que o país não pode tolerar mais o comportamento do Ocidente.

A Rússia segue aguardando uma resposta dos EUA, pretende saber quando estarão prontos para iniciar um diálogo bilateral com Moscou, afirmou Ryabkov. Com informações da Sputnik.

Leia também:

1; Marcelo Serrado testa positivo para Covid

2; Médico pede que Queiroga seja expulso da Sociedade Brasileira de Cardiologia

3; Heleno cria novas regras para redes sociais do governo e veta conteúdos “que possam prejudicar autoridades”

Rússia e as propostas da OTAN

Ryabkov ressaltou que tanto Washington quanto Kiev e as capitais dos países da OTAN receberam as propostas russas sobre garantias de segurança.

“Agora, insistimos em obter garantias de segurança legais e juridicamente vinculativas, tal como o presidente [Vladimir Putin] declarou repetidamente. O presidente foi ouvido por todos, no país e no exterior, em Washington, em Kiev, em outras capitais, seja onde for”, afirmou.

De acordo com Ryabkov, Moscou não concorda quando se diz que suas propostas sobre garantias de segurança têm a ver com mudança de fronteiras: “O lado russo está falando sobre parâmetros de segurança e não sobre a divisão do mundo em esferas de influência. Isso não é uma questão sobre esferas de influência. Mas sobre esferas de interesses vitais”, adicionou Ryabkov.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.