Moradores de Kiev receberão proteção na fuga da cidade, promete Rússia

Atualizado em 3 de março de 2022 às 8:30
Pessoas na fronteira da Ucrânia
Militares vão oferecer estrada “aberta e vazia” para habitantes chegarem a Vasylkiv, diz porta-voz do Ministério da Defesa russo. (Foto: AFP/Getty)

Com o avanço do exército russo sobre a Ucrânia, o major-general Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa russo, declarou que os militares vão oferecer proteção para os habitantes fugirem de Kiev e chegarem a Vasylkiv. O anúncio foi feito na última quarta-feira,2, no programa de TV no canal Rossiya 24.

“Não haverá obstáculos do exército russo para a saída da população civil”, declara Konashenkov desde segunda-feira (1).

A cidade de Vasylkiv, localizada a cerca de 40 quilômetros de Kiev, no entanto, também está sob a mira dos ataques russos desde o início do conflito, em 24 de fevereiro.

Leia mais 

1- Tribunal de Haia investigará Putin por possíveis crimes de guerra

2- Ataques contra a capital e outras cidades marcaram o começo do 8º dia de guerra

3- Rússia é acusada de violar espaço aéreo da Suécia

Kiev sob ataque

Nos últimos dias, a Rússia intensificou a ação de suas tropas e já avança sobre diversas cidades. Nas últimas horas, Kiev, Kharkiv, Kherson e Mariupol, foram sitiadas, ainda sofrem bombardeios massivos e têm a população como alvo da ação militar. Já se fala em 2 mil mortos.

Além das mencionadas, estima-se que outras 16 cidades ucranianas estejam na mira do exército da Rússia, que se direciona às maiores cidades da Ucrânia.

Kiev, centro de poder do país, será o próximo alvo. As tropas em direção à capital já cobrem uma extensão de 64 quilômetros, e aproximam-se. O Exército russo também ampliou o megacomboio que cercará a cidade, formado por tanques, peças de artilharia, veículos de transporte, contêineres com armas e outros equipamentos de logística militar.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link