Apoie o DCM

Tribunal de Haia investigará Putin por possíveis crimes de guerra

Destruição na Ucrânia: TPI abre inquérito para investigar crimes de guerra no país europeu
Destruição na Ucrânia: TPI abre inquérito para investigar crimes de guerra no país europeu. Foto. REUTERS TV / REUTERS / Reprodução

Segundo as agências internacionais, o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, confirmou nesta quarta (2) que abrirá imediatamente uma investigação sobre possíveis crimes de guerra cometidos na Ucrânia, após um pedido de 39 dos estados membros do tribunal. Eles podem investigar o governo de Putin.

Entre os solicitantes estão todos os integrantes da União Europeia, além de Reino Unido, Albânia, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Suíça e vários países latino-americanos, como Colômbia e Costa Rica. “Nosso trabalho de compilar provas já começou”, escreveu Khan em um comunicado.

Na segunda, no quinto dia da ofensiva russa contra a Ucrânia, o procurador já havia anunciado a intenção de abrir uma investigação por supostos crimes de guerra. Esse procurador assegurou que via “uma base razoável” para acreditar que na Ucrânia foram cometidos crimes que poderiam ser de sua jurisdição.

LEIA MAIS:

1; Acusações da CPI da Covid contra Bolsonaro chegam ao Tribunal de Haia
2; Randolfe diz que Tribunal de Haia receberá relatório da CPI da Covid
3; Senador vai denunciar Bolsonaro em Haia por genocídio de Yanomamis

O que era necessário antes de investigar Putin?

Antes de iniciar a investigação, que pode afetar Putin, era necessária a aprovação dos juízes do tribunal, com sede em Haia, ou de países do TPI, o que ocorreu nesta quarta-feira.

“Esses encaminhamentos permitem que meu escritório prossiga com a abertura de uma investigação sobre a situação na Ucrânia a partir de 21 de novembro de 2013, abrangendo quaisquer alegações passadas e presentes de crimes de guerra, crimes contra a humanidade ou genocídio cometidos em qualquer parte do território da Ucrânia por qualquer pessoa”, disse o procurador no comunicado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link